31 maio 2024, 12:00
Espanha: o guia
Guia da seleção espanhola escrito por David Álvares e Juan I. Irigoyen para o El País
Médio do Barcelona reforça que não tem medo de se lesionar e deixa elogios ao selecionador Luis de la Fuente
Está dado o aviso: «A Espanha não veio à Alemanha para perder.» Estas foram as palavras mais marcantes da conferência de imprensa de Pedri, jogador do Barcelona, escolhido para dar voz aos pensamentos de la roja.
31 maio 2024, 12:00
Guia da seleção espanhola escrito por David Álvares e Juan I. Irigoyen para o El País
A primeira questão que se debruçou sobre o jogador relacionou-se com a sua condição física. Pedri esteve lesionado grande parte da segunda metade da época, mas, afirma convictamente, o medo de se magoar não está no pensamento. «A imprensa tem mais medo de eu me lesionar que eu, que estou em campo. Tento jogar e aproveitar. Sinto que posso contribuir muito, tenho trabalhado arduamente para chegar aonde estou. É uma das minhas melhores fases da época, não tenho medo das lesões. Estou bem fisicamente e ansioso por jogar com a Croácia», afirmou.
Um dos maiores receios da seleção espanhola tem a ver com as comparações com a Espanha campeã da Europa em 2008 e 2012 e do Mundo em 2010, comparações que «só prejudicam». «Perderíamos muito se tentássemos comparar-nos aos campeões do Mundo. Vamos ganhar, não temos de ser sempre fiéis ao mesmo estilo de jogo se significar que perdemos.» Perder não está, então, no pensamento espanhol: «No último Euro, fizemos uma grande prova. Estou ansioso», disse, deixando ainda uma mensagem a Luis de la Fuente: «O treinador confia muito em mim. Sempre me ligou e preocupa-se comigo. Tento sempre melhorar com as coisas que o Luis me pede.»
O Euro 2024 está prestes a começar. Será a Espanha uma das favoritas? «Estamos motivados, a grande base é que somos uma família, dentro e fora de campo. Estamos ansiosos por começar. Os objetivos são dados dia após dia. Não viemos aqui para perder», concluiu Pedri.