Paulo Sérgio não sente os seus jogadores «nervosos» para o dérbi com o Farense
Treinador do Portimonense vê «vontade em fazer bem» e dá os parabéns ao Farense, pelo objetivo conquistado
Na antevisão ao jogo deste sábado (15:30h) com o Farense no São Luís, Paulo Sérgio garante que os jogadores do Portimonense estão preparados para lutar pelos três pontos para a equipa ainda «sonhar com a manutenção direta». «Vamos abordar o jogo da forma mais competente possível. Preparámo-nos para mais um embate, é o último deste campeonato e precisamos de três pontos para sonhar com a manutenção direta e, obviamente, dependendo ainda dos outros resultados. Só temos um caminho, não temos que pensar em absolutamente rigorosamente mais nada, a não ser fazer um jogo competente à procura dos pontos. É aquilo que temos tentado fazer sempre, umas vezes conseguindo, outras não. Mas a atitude guerreira, a vontade de fazer bem as coisas, tem de estar presente, porque vamos defrontar um adversário com valor. Sabemos bem disso e, como tal, foi preparar com a única coisa que temos sempre em mente, que é preparar para vencer», disse o treinador sobre a preparação do jogo.
Sobre o facto de o Portimonense nunca ter vencido no reduto do Farense em jogos para a Liga, Paulo Sérgio afirmou: «Temos de olhar para o lado positivo dessa situação, que é podermos ser nós os primeiros a fazê-lo. É com esse intuito que podemos olhar para esse dado.»
O treinador do Portimonense disse ainda que a componente psicológica faz sempre parte da preparação de um jogo, sendo decisivo ou não e independentemente do grupo de trabalho ser constituído, na maioria, por jogadores jovens. «Entra sempre, mas no fundo não seríamos competentes se houvesse uma grande diferença do que preparámos antes. É mais um jogo do campeonato e temos de olhar para isto como um jogo onde temos de pôr à prova as nossas capacidades, a nossa concentração, a nossa vontade, tal como nos anteriores. Esperemos que no final o saldo seja positivo para nós. Mas o intuito e a forma como sempre se vêm preparando os atletas, sendo mais ou menos jovens, é com esse objetivo, o de errar cada vez menos e de crescer durante a competição», disse.
«Acho que crescemos bastante durante a competição. Na última meia dúzia de jogos fomos muito penalizados e por isto e por aquilo não temos mais alguns ponto e podíamos estar numa situação mais satisfatória. Mas é com esse mesmo modo de preparar as coisas, com esse acreditar naquilo que temos dentro de casa, que nos preparámos para mais este embate», acrescentou.
Paulo Sérgio rejeita que a tranquilidade do Farense possa ser benéfica para o Portimonense e deu os parabéns ao adversário. «Nós não podemos olhar para essas coisas. Apenas dar os parabéns ao Farense que já conquistou o seu objetivo. É uma equipa muito bem trabalhada, muito organizada, uma equipa com valores, e nós damos os parabéns por eles já terem alcançado os seus objetivos, que é importante para a região e esperemos que nós também consigamos fazer o mesmo», deseja.
Num dérbi há sempre grande rivalidade e no São Luís o ambiente será adverso ao Portimonense, com o Farense a ter um estádio (praticamente) cheio a apoiá-lo. «E acho bem que apoiem, é assim que deve ser o futebol. Nós, enquanto profissionais, isso não pode entrar nas nossas contas. Nós temos de nos focar naquilo que se passa dentro das quatro linhas e ser completamente imunes àquilo que está em redor, ou seja, ao público. Obviamente que isso é uma vitamina para o adversário, mas para nós não nos pode inibir. Já jogámos em ambientes também bastante adversos e a equipa tem que se focar naquilo que são as suas tarefas e os seus objetivos», apontou.
Apesar da importância do jogo e com o aproximar do mesmo e da decisão final do campeonato, Paulo Sérgio não sente os seus jogadores nervosos. «Temos trabalhado para que isso não aconteça. Não sinto que haja nervos, que haja ansiedade, esse tipo de situações. Todos sabemos da importância do momento, mas acima de tudo há uma grande vontade de fazer bem» afirmou o treinador, que tem Zinho e Jasper indisponíveis por lesão e o central Alemão em dúvida, também por motivos físicos.