Para Sérgio Conceição, Portimonense é sinónimo de vitória
Evanilson marcou o golo da primeira volta que deu mais uma vitória a Sérgio Conceição sobre o Portimonense (foto: GRAFISLAB)

Para Sérgio Conceição, Portimonense é sinónimo de vitória

NACIONAL07.03.202408:13

Para manter vivo o sonho do título, é necessário dar sequência à goleada sobre o rival Benfica; treinador ganhou sempre ao Portimonense: são 14 vitórias no mesmo número de partidas!

Depois da goleada infligida ao rival Benfica no Dragão, o FC Porto concentra já todas as suas atenções no jogo que abre a jornada 25 do campeonato, em Portimão. Sérgio Conceição já se preocupou em fazer os jogadores descerem à terra, pois é necessário manter viva a chama do título, pese embora a distância considerável que ainda distam os dragões dos seus rivais de Lisboa na classificação.

A mensagem passada ao balneário é direta: de nada vale golear o Benfica se a equipa não der continuidade ao resultado e à exibição patenteada no domingo passado em Portimão, o terreno onde o treinador Sérgio Conceição, com maior ou menor dificuldade, tem conseguido passar incólume desde que assumiu o comando técnico dos dragões no verão de 2017. Aliás, desde essa altura, o treinador tem demonstrado um verdadeiro domínio sobre o próximo adversário, como atesta o facto de contabilizar 14 vitórias em outros tantos encontros, sendo que 13 são relativas ao campeonato português e uma outra para a Taça de Portugal.

No confronto com a formação algarvia, o denominador comum tem sido o mesmo: triunfo do FC Porto, quer seja em duelos realizados no Estádio do Dragão ou no reduto da turma de Portimão.

Apesar desta superioridade evidenciada, os jogos entre FC Porto e Portimonense, mormente disputados na casa dos algarvios, têm sempre o condão de ser emotivos. Esta época, o Portimonense já jogou em casa dos azuis e brancos e vendeu cara a derrota, com o conjunto orientado por Sérgio Conceição a vencer apenas por margem mínima, graças a um tento solitário de Evanilson nos momentos iniciais do encontro, marcado pela expulsão de David Carmo já nos instantes finais da partida, o que obrigou o FC Porto a um esforço redobrado para segurar os três pontos.

Os dragões vão procurar tirar partido de uma equipa que atravessa um período de menor fulgor em termos classificado, uma posição alicerçada no facto de estar há cinco jogos consecutivos sem vencer: derrotas com Arouca, Estrela da Amadora e Benfica e empates diante do V. Guimarães e Vizela, este último no passado fim de semana, em casa.

A turma de Paulo Sérgio precisa de somar pontos para dar um salto na classificação, mas terá pela frente um FC Porto motivado pela brilhante conquista diante do Benfica e está determinado em recuperar terreno na classificação, até porque se o primeiro objetivo, ser campeão, poderá estar mais difícil, a questão do segundo lugar nem tanto. Aproximou-se do rival da Luz e ainda há muito campeonato pela frente. Ganhar em Portimão torna-se uma obrigação...