Euro-2024 Os bilhetes para o Europeu estão aqui!
Aproximam-se as grandes decisões na qualificação para o Euro-2024 na Alemanha e a dupla jornada que se segue poderá começar a definir quem garantirá um dos 23 ingressos disponíveis no comboio para a fase final.
Voltam as emoções da qualificação para o Euro-2024. E enquanto se aguarda pelo Eslováquia-Portugal desta sexta-feira, é já nesta quinta, dia 7, que entrarão em ação algumas das principais seleções, como França, Países Baixos, Sérvia, Dinamarca ou Polónia, esta orientada por Fernando Santos, estando em agenda oito jogos referentes a quatro grupos.
Os franceses, vicecampeões do Mundo, enfrentam teste duro com a República da Irlanda, mas a caminhada brilhante protagonizada até agora permite-lhes encarar as dificuldades com um sorriso confiante: os bleus, com a estrela Mbappé, venceram os primeiros quatro jogos de qualificação sem sofrer golos e têm seis pontos de vantagem sobre a Grécia no topo do Grupo B.
Apesar de os irlandeses somarem apenas três pontos, a boa exibição no duelo anterior com a França (derrota por 0-1) deixou o selecionador da República da Irlanda, Stephen Kenny, orgulhoso da sua equipa e motivado para o duelo desta quinta-feira, mesmo sabendo que a sua seleção não consegue uma vitória diante dos gauleses desde 1981 (3-2, em Dublin), ou seja há oito jogos, e que o último triunfo irlandês (2-0) em território francês data de… 1937!
Atentos ao que possa acontecer no encontro do Parque dos Príncipes, em Paris, estarão Países Baixos (3 pontos) e Grécia (6), que se defrontam em Eindhoven, com o objetivo de se aproximarem da líder França, sabendo da obrigatoriedade de vencerem esta noite de modo a não perderem definitivamente o comboio rumo ao Euro-2024. Na baliza grega deverá estar Vlachodimos, que no final do mês passado trocou o Benfica pelos ingleses do Nottingham Forest.
Nesta quinta-feira gorda, há ainda mais dois grandes duelos entre seleções que disputam os lugares cimeiros dos respetivos grupos.
Desde logo, a Sérvia que recebe uma Hungria moralizada por ter aproveitado o deslize dos sérvios na Bulgária na ronda anterior (1-1) para colar-se a estes no primeiro lugar do grupo G (os magiares venceram a Lituânia, por 2-0.
Espera-se, assim, um jogo faiscante em Belgrado, ao qual estarão atentos Lituânia e Montenegro já depois de se defrontarem horas antes. Os montenegrinos, em terceiro do grupo com 4 pontos, não assumem favoritismo apesar de enfrentarem a última classificada.
No grupo H, Cazaquistão e Finlândia estarão frente a frente pela liderança na cidade de Astana, num momento em que ambas as seleções a ocupam, somando 9 pontos cada uma.
De olho naquele desafio estará a Dinamarca que, no mesmo grupo H, soma 7 pontos e anseia chegar aos 10 diante da eterna lanterna vermelha equipa de San Marino, sem pontos, sem golos marcados e com 13 sofridos. À mesma hora (19h45), tem início o Eslovénia-Irlanda do Norte do mesmo grupo.
Tarefa mais tranquila deverá ter a Polónia, de Fernando Santos, apesar de desesperar por conquistar pontos grupo E de qualificação para o Europeu, no qual soma apenas 3 em 3 jogos. Esta quinta, espera-se que junte mais três à sua conta na receção à modesta seleção das Ilhas Faroé. Ainda assim, desconfiado da aparente facilidade, o treinador português decidiu chamar alguns jogadores mais experientes e que há já algum tempo não representavam a equipa nacional polaca.
Para o mesmo grupo, mais equilibrado deverá ser o encontro entre República Checa, primeira classificada com 7 pontos, e Albânia, segunda com 6.