Olivais e Moscavide começou a surpreender, mas Sporting fez valer lei do mais forte
Geny Catamo e Marcus Edwards abraçam-se após a obtenção de um golo pelo Sporting pela Taça de Portugal (Miguel Nunes)

Olivais e Moscavide começou a surpreender, mas Sporting fez valer lei do mais forte

NACIONAL21.10.202323:00

Conjunto que milita na 1.ª Divisão distrital da AF Lisboa marcou primeiro, mas os leões operaram a reviravolta e cumpriram o seu favoritismo, qualificando-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal

No final, o duelo de David contra Golias terminou com o resultado esperado – o Sporting derrotou o Olivais e Moscavide, por 3-1, com uma reviravolta operada na segunda parte, na qual a superioridade leonina se evidenciou com naturalidade depois de as duas equipas terem saído para intervalo em igualdade.

O Sporting cumpriu a sua obrigação, mas este encontro contou com mais uma bonita história de Taça: bravo resistente das competições distritais, o Olivais e Moscavide entrou praticamente a ganhar, convertendo um penálti aos 8’ por Fabrício Simões, e conseguiu estar em posição de vantagem durante 36 minutos.

Perto do intervalo, aos 44’: Marcus Edwards foi rasteirado na grande área por Evenilton Júnior e conquistou o segundo penálti da partida, convertendo-o sem mácula e dando o mote para uma segunda metade na qual reinou a lei do mais forte. O Sporting operou a reviravolta aos 53’, numa recarga fulminante de Geny Catamo, e só mesmo alguma desinspiração evitou que os leões avolumassem o resultado face às várias ocasiões que foram desperdiçando no decurso da segunda parte.

Com isso, a vantagem mínima manteve-se e o Olivais e Moscavide esteve próximo de forçar o prolongamento com um cabeceamento de Paulo Freitas ao poste, causando alerta junto dos verdes-e-brancos que, instantes depois, confirmaram o apuramento com uma transição dividida entre Francisco Trincão e Geny Catamo, que serviu Daniel Bragança para o 1-3 final. 
O Sporting cumpriu o objetivo numa bonita festa protagonizada entre dois emblemas lisboetas e está, como se esperava, apurado para a 4.ª eliminatória da prova rainha.

Final da partida. Olivais e Moscavide 1, Sporting 3.

90+4': Golo do Sporting! Os leões aproveitaram a ousadia do Olivais e Moscavide em ainda tentar o empate e concretizaram um lance exímio de contra-ataque: Francisco Trincão trabalhou em diagonal pela defesa adversária e lançou a velocidade de Geny Catamo que, com classe, ultrapassou o guarda-redes contrário e serviu de bandeja Daniel Bragança que, à boca da baliza, só necessitou de encostar para o 1-3 final.

90+3': Impulsionados pelos seus adeptos, o Olivais e Moscavide quase forçou o prolongamento: pontapé do guardião na zona do meio-campo e a jogada terminou com um cabeceamento em jeiro de Paulo Freitas que ludibriou Franco Israel, mas a bola embateu no poste direito.

Tempo adicional: 5 minutos.

90': Cartão amarelo para Geny Catamo (Sporting).

89': Paulinho volta a encontrar uma possibilidade para rematar, mas cabeceia denunciado e à figura de Rúben Gonçalves após receber cruzamento preciso de Daniel Bragança a partir da esquerda.

83': Dupla substituição no Sporting, com as entradas de Ricardo Esgaio e Gonçalo Inácio para as saídas de Marcus Edwards e Jeremiah St. Juste.

Assistência: 4.103 espectadores.

79': Cartão amarelo para Joãozinho (Olivais e Moscavide).

74': Dupla substituição no Olivais e Moscavide, com as entradas de Gonçalo Caroço e Joãozinho pelas saídas de Sandro Martinho e Fabrício Simões.

75': Substituição no Sporting, com a entrada de Morten Hjulmand para a saída de Dário Essugo.

72': Nuno Santos com espaço para ensaiar a meia distância e quase festeja - remate muito bem colocado do esquerdino que parecia bem encaminhado, não tivesse surgido um desvio num defesa a evitar o golo da tranquilidade para os leões.

69': Novamente Geny Catamo a aparecer, perigoso, e quase a bisar: o moçambicano atirou cruzado pela direita e obrigou Rúben Gonçalves a mergulhar para boa defesa que permitiu desviar o remate para canto.

67': Substituição no Olivais e Moscavide, com a entrada de Fábio Freire para a saída de Rodrigo Pedro, lesionado.

63': Só mesmo o momento da finalização a estragar uma bela jogada coletiva para o Sporting: Nuno Santos lançou Francisco Trincão com um passe em profundidade e o extremo cruzou rasteiro para Marcus Edwards praticamente apenas encostar...mas o inglês fê-lo de forma deficiente e atirou ao lado quando tinha tudo para finalizar com êxito.

62': Cartão amarelo para Daniel Bragança (Sporting).

53': Golo do Sporting! Está operada a reviravolta na Reboleira. Bom apontamento individual de Paulinho, que avançou até à linha final e colocou na pequena área para um desvio de um defensor do Olivais e Moscavide que embateu - mais uma vez - no travessão, seguindo-se um alívio, alguma confusão e a recarga vitoriosa de Geny Catamo, que surgiu bem colocado para marcar.

54': Substituição no Sporting, com a entrada de Nuno Santos para o lugar de Pedro Gonçalves.

50': Cartão amarelo para Marcus Edwards (Sporting).

46': Substituição no Sporting, com a entrada de Geny Catamo para a saída de Iván Fresneda para o início do segundo tempo.

46': Dupla substituição no Olivais e Moscavide, com as entradas de Rodrigo Pedro e Marco Colaço para as saídas de Evenilton Júnior e Diogo Brito.

RECOMEÇA A PARTIDA.

INTERVALO!

Olivais e Moscavide e Sporting seguem para o descanso com um empate a um golo...e um penálti para cada lado (ambos convertidos).

45+1': Cartão amarelo para Evenilton Júnior (Olivais e Moscavide).

Tempo adicional: 3 minutos.

40': Sporting volta a tentar, mas Rúben Gonçalves opõe-se a cabeceamento repentino de Pedro Gonçalves no interior da área. Não segura, é certo, mas a defesa resolve e afasta o perigo.

44': Golo do Sporting! Chamado a converter a grande penalidade que segundos antes havia conquistado, Marcus Edwards rematou forte e rasteiro para o empate.

43': Penálti para o Sporting! Marcus Edwards empreendeu mais uma jogada individual, invadindo a área do Olivais e Moscavide, ultrapassou Vasco Garcia com uma finta e foi derrubado por Evenilton Júnior.

35': Pede-se penálti na área do Olivais e Moscavide. Fresneda apareceu bem pela direita e encontrou espaço para rematar, mas a sua tentativa embateu no braço de João Varela. O juiz não considerou faltoso e mandou seguir.

34': Tudo bem com o guardião. Já se joga.

33': Rúben Gonçalves, guarda-redes do Olivais e Moscavide, recebe assistência médica e o jogo está, por isso, interrompido.

27': Novo remate para o leão, ainda que precipitado: Paulinho ganhou o ressalto na luta contra os defensores adversários, mas rematou torto e sem direção.

23': Depois de o Olivais e Moscavide ter conseguido um livre lateral na área sportinguista, os verdes-e-brancos reagiram com novo remate - Francisco Trincão atirou a partir de uma posição exterior, mas a bola chegou segura às mãos de Rúben Gonçalves.

20': O Sporting volta a encontrar o travessão como opositor! Jogada de paciência junto à área do Olivais e Moscavide, na qual os leões revelavam dificuldades em entrar, e Daniel Bragança encontrou Pedro Gonçalves descaído para a esquerda, a partir de onde atirou em jeito à trave da baliza dos locais.

16': Paulinho consegue atacar a baliza do Olivais e Moscavide com um golpe de cabeça, ainda que sem perigo; a bola embateu no relvado, o que amorteceu o remate, encaminhando-o tranquilamente para as mãos de Rúben Gonçalves.

15': Cartão amarelo para Pedro Gonçalves (Sporting).

13': Os leões criam perigo num lance caricato. Francisco Trincão tentou rematar à entrada da área mas a bola subiu consideravelmente, mas de forma caprichosa embateu no travessão e criou dificuldades a Rúben Gonçalves, que apenas segurou a bola à segunda e ainda criou alguma expectativa.

8': Golo do Olivais e Moscavide! O experiente Fabrício Simões não acusa a pressão no momento de assumir a conversão da grande penalidade e atira certeiro. Está consumada a surpresa!

6': Penálti para o Olivais e Moscavide! O conjunto que milita na 1.ª Divisão Distrital conquistou uma soberana oportunidade num lance no qual todo o mérito deve ser assacado a Ricardo Cabral, que foi mais rápido a reagir que Iván Fresneda numa disputa de bola no interior da área. O atleta do Olivais e Moscavide conseguiu ganhar a posição e acaba pontapeado pelo espanhol.

3': Quase marca o Sporting! Os leões aproveitam algum espaço nas costas da defesa do Olivais e Moscavide para libertar Paulinho em velocidade e este cruzou para a pequena área, onde surgiu Marcus Edwards a rematar por cima, em excelente posição para marcar.

COMEÇA A PARTIDA!

Já rola a bola na Amadora (casa emprestada para o Olivais e Moscavide nesta partida).

As equipas estão alinhadas no relvado. O jogo iniciar-se-á dentro de instantes.

Persistem algumas dúvidas sobre como o Sporting se apresentará esta noite. Tendo em conta a preferência de Rúben Amorim pelo sistema de 3x4x3, é expectável que Dário Essugo, médio de origem, possa alinhar como defesa central, juntando-se a Neto e St. Juste no trio mais recuado por parte dos leões.

As duas equipas aquecem no relvado.

Muitas mexidas no onze inicial dos leões, expectáveis tendo em conta a competição, a diferença de escalões para o adversário - quatro - e também a perspetiva de preservar fisicamente vários dos principais ativos para os compromissos que se seguem, como a 3.º jornada da fase de grupos da Liga Europa frente aos polacos do Rákow e o regresso da Liga, marcado para o próximo dia 30, frente ao Boavista.

Suplentes: Antonio Adán, Sebastián Coates, Viktor Gyokeres, Nuno Santos, Geny Catamo, Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand, Ricardo Esgaio e Eduardo Quaresma.

SPORTING: Franco Israel; Dário Essugo, Luís Neto (c) e Jeremiah St. Juste; Ivan Fresneda, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Matheus Reis; Marcus Edwards, Francisco Trincão e Paulinho.

Suplentes: Paulo Júnior, Rodrigo Pedro, Pedro Marquês, Joãozinho, Fábio Freire, Santiago Rocha, Marco Colaço, Daniel Semedo e Gonçalo Caroço.

OLIVAIS E MOSCAVIDE: Rúben Gonçalves, Diogo Silva, Paulo Freitas (c), Evenilton Júnior e Ricardo Cabral; Vasco Garcia, Diogo Brito e Sandro Martinho; João Varela, Ítalo Phelipe e Fabrício Simões.

JÁ HÁ ONZES INICIAIS!

O Sporting entra este sábado em ação na Taça de Portugal, em jogo agendado para as 20.45h, frente ao Olivais e Moscavide.

 

A partida entre os leões e o clube que milita na 1.ª Divisão distrital da AF Lisboa disputa-se no Estádio José Gomes, na Amadora, casa emprestada ao emblema lisboeta por inexistência de condições no Estádio Alfredo Marques Augusto, em Moscavide.

Siga o jogo aqui.