Oficial: João Henriques assume o Radomiak
Técnico português de 52 anos assina por época e meia com o emblema polaco, do qual Bruno Baltazar saiu nos últimos dias de 2024
João Henriques é o novo treinador do Radomiak Radom, ocupando o cargo deixado vago nos últimos dias de 2024 pelo compatriota Bruno Baltazar, que aceitou o convite dos franceses do Caen.
Henriques, que em Portugal treinou, entre outros, Vitória de Guimarães, Santa Clara, Moreirense, Paços de Ferreira e Leixões, assinou contrato com o emblema polaco até junho de 2026.
O técnico português, de 52 anos, volta assim ao ativo, depois de mais de um ano de paragem, ao longo da qual esteve a resolver, nas instâncias jurídicas desportivas, um diferendo com o último clube que orientou entre junho e outubro de 2023, o Olimpija Liubliana, da Eslovénia.
No Radomiak, atual 12.º classificado da liga polaca com 20 pontos (a 18 do líder Lech Poznan), João Henriques reencontra Francisco Ramos, médio de 29 anos formado no FC Porto e que o treinador orientou no Santa Clara entre 2019 e 2020.
Além de Ramos, que regressou aos relvados esta época após ano e meio a recuperar de lesão gravíssima (o vídeo desse momento pode ser visto no topo da página), o técnico irá trabalhar outros três jogadores portugueses: o defesa Paulo Henrique (ex-Santa Clara); o ponta de lança e goleador da equipa, com 11 golos, Leonardo Rocha; e o médio Bruno Jordão.
O campeonato da Polónia atravessa a habitual paragem de inverno, pelo que o primeiro jogo de João Henriques, que lutará numa fase inicial por garantir a permanência do Radomiak no escalão principal (está dois pontos acima da linha de descida), será na 19.ª jornada, a 2 de fevereiro, no terreno do Jagiellonia, 3.º classificado.
O seu antecessor no cargo de treinador, Bruno Baltazar, deixou o emblema polaco a 29 de dezembro passado, após 21 jogos no comando, nos quais somou. Ao anunciar a saída, o Radamiok informou que esteve sempre por dentro da possibilidade de partida do português de 47 anos que, recorde-se, tem no currículo dois títulos de campeão cipriota, no comando do APOEL.
«O clube estava em contacto permanente com o treinador, que recebeu uma proposta de outro clube e decidiu aceitá-la. Radomiak já estava preparado para esta situação há algum tempo e tinha estado a falar com potenciais candidatos a novo treinador dos Verdes», lia-se, há uma semana, nas redes sociais do conjunto polaco.