O que Gyokeres ainda não fez (e pode fazer hoje…)

Avançado já marcou a… quase todas as equipas da Liga. Há quatro adversários em falta e que estão em ponto de mira do sueco: Estrela da Amadora e Santa Clara (adversários que o avançado ainda não defrontou), além de Estoril e… Famalicão. E Pedro Gonçalves, em casa que bem conhece, sem 'piedade' contra a sua antiga equipa

Gyokeres tem deixado marca por onde passa. Não só nos relvados portugueses, mas também fora de portas. Os números são conhecidos e aumentam a cada semana que passa em Alvalade: 63 jogos, 56 golos, as contas atuais. Um registo impressionante que coloca o internacional sueco, de 26 anos, como um dos atacantes mais letais da história dos leões. E do futebol português.

Mas ainda há metas e obstáculos aos quais o sueco se encontra empenhado em cumprir e quebrar. Uma delas poderá mesmo acontecer no duelo desta noite, em Famalicão. Um terreno complicado e especial para alguns leões. Em particular para Pedro Gonçalves, pois foi ali, no clube minhoto, que ganhou destaque e se deu a conhecer em 2019/2020, antes de rumar a Alvalade.

Gyokeres ainda em branco contra o Famalicão, adversário que já defrontou duas vezes (IMAGO)

Pedro Gonçalves não tem tido ‘piedade’ contra a ex-equipa. Em nove confrontos contra o Famalicão, o atacante somou quatro golos. Decisivos. Por outro lado, e é aqui que nos leva ao tema principal, Gyokeres ainda não marcou aos minhotos. Parece algo ‘normal’, mas se dissermos que o Famalicão, em pouco mais de ano e meio, é (apenas) uma das quatro equipas da Liga que ainda não foram vítimas do sueco (Famalicão, Estoril, Estrela da Amadora e Santa Clara, sendo que estas duas últimas ainda não foram adversários…) a conversa ganha maior destaque.

Pedro Gonçalves, que já apontou quatro golos ao Famalicão, jogou nos minhotos em 2019/2020 (IMAGO)

Gyokeres não precisará, por certo, dessa injeção de motivação, mas o duelo com o Famalicão servirá, então, para o nórdico fazer algo que ainda não conseguiu fazer em Portugal (conta dois jogos contra o Famalicão desde que chegou). Um golo à equipa de Armando Evangelista e, dessa forma, riscar do seu bloco de notas mais uma das equipas do campeonato português a quem não exibiu a sua famosa máscara…