O dia (intenso) de Rui Costa em Santarém: inauguração da Casa, liderança da Liga, campanha na Champions, mercado e Schmidt
Rui Costa respondeu a todas as solicitações dos adeptos que marcaram presença na inauguração da nova Casa do Benfica de Santarém

O dia (intenso) de Rui Costa em Santarém: inauguração da Casa, liderança da Liga, campanha na Champions, mercado e Schmidt

NACIONAL19.11.202317:55

Presidente dos encarnados chegou à cidade escalabitana pouco depois das 11 horas e não teve mãos a medir para o programa protocolar e para responder às solicitações de milhares de adeptos; o orgulho pelo projeto que foi inaugurado, a solidez de todo o universo benfiquista e a confiança no sucesso vindouro

O dia 19 de novembro de 2023 vai ficar para sempre marcado na história do Benfica e, por consequência, da Casa do Benfica de Santarém. Afinal, foi nesta data que foi inaugurado o novo espaço da geração 2.0 das casas do clube encarnado e que vai permitir aos benfiquistas (e não só...) da referida cidade escalabitana usufruírem de um local extremamente abrangente, cujos 600 metros quadrados comportam área desportiva, académica e social. Ali, de agora em diante e num ambiente familiar e social, miúdos e graúdos vão poder desenvolver um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e desportivas que, por certo, farão da Casa do Benfica de Santarém um ponto de encontro diário para muitos escalabitanos. 

Eis o novo ninho do Benfica em Santarém

18 novembro 2023, 19:50

Eis o novo ninho do Benfica em Santarém

Rui Costa inaugura este domingo a Casa do Benfica de Santarém, primeiro espaço da geração 2.0; investimento de cerca de €1,8 milhões e criação de 35 postos de trabalho; presidente dos encarnados recebido nos Paços do Concelho

A festa foi feita com toda a pompa e circunstância e começou cedo. Pouco passava das 11.30 horas quando Rui Costa chegou à Câmara Municipal de Santarém. A acompanhar o presidente dos encarnados estava uma comitiva alargada - Fernando Seara, Domingos Almeida Lima, José Gandarez, Rui Paço, Luís Mendes, Jaime Antunes, Sílvio Cervan, Manuel Agria e Jorge Jacinto -, algo que reflete bem a importância desta cerimónia para o universo benfiquista.

Nessa altura, e já depois de sair da viatura que o transportou até Santarém, Rui Costa começou imediatamente a sentir o carinho dos adeptos do Benfica

Já dentro dos Paços do Concelho, Rui Costa ouviu, primeiro, o discurso de Ricardo Gonçalves, edil local, falando, em seguida, para os adeptos que encheram por completo o Salão Nobre da autarquia, que foi pequeno para receber tanta gente - houve muitos adeptos que acabaram por ter de ficar no exterior do edifício.

Terminada a cerimónia protocolar na Câmara Municipal, foi tempo de seguir, então, para a Casa do Benfica de Santarém. E aí, nesse momento, Rui Costa foi absolutamente 'engolido' por milhares de adeptos que estavam em êxtase com a presença do antigo craque. 

Alguns minutos depois, Rui Costa conseguiu, finalmente, entrar no espaço. Sim, porque a breve caminhada a pé, de cerca de dois minutos, foi várias vezes interrompida pelos... adeptos. E Rui Costa, como é seu apanágio, respondeu a todas as solicitações. Fotografias, autógrafos, pequenos momentos de interação (e ternura) com os mais pequenos que estavam 'noutro mundo' por terem à sua frente o presidente do Benfica. Os telemóveis, já se sabe, registam tudo, e o difícil será agora partilhar tudo com os amigos e/ou familiares. Mas os registos, em fotografia ou em vídeo, ficarão para a eternidade...

O espaço interior foi pequeno para receber tanta gente e, como tal, o exterior da Casa do Benfica de Santarém encheu-se de adeptos que não quiserem perder pitada da visita de Rui Costa

Uma vez já dentro da Casa de Santarém, Rui Costa e a restante comitiva encarnada - que ficou ainda mais preenchida com a presença de antigas glórias do clube que, entretanto, também chegaram à cidade escalabitana (Shéu, José Augusto, Carlos Manuel, Isaías, Veloso, José Luís, Vítor Martins, José Henriques e André Lima (antigo jogador e treinador de futsal das águias) - foram convidados a fazer uma visita guiada ao espaço, nomeadamente à zona desportiva, à barbearia 'À Benfica' e ao restaurante 'Mística'. 

Seguiu-se novo momento protocolar, mais concretamente o descerrar da placa comemorativa da efeméride. Na ocasião, Rui Costa teve a companhia de Luís Santos (presidente da Casa do Benfica de Santarém) e de Ricardo Gonçalves (presidente da Câmara Municipal de Santarém) e os três eternizaram o momento.

Depois de mais um banho de benfiquismo, Rui Costa seguiu, então para o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA). Foi aí que decorreu o almoço que juntou mais de 800 benfiquistas e que se prolongou pela tarde toda. E também aí, tal como, de resto, era expectável, a o universo encarnado explodiu de alegria e regozijou com a presença do líder máximo do clube - e que, para muitos dos presentes, será sempre recordado como o 'Maestro'. O momento alto seguinte foi a interpretação do hino do clube - 'Ser Benfiquista', da autoria de Luís Piçarra -, reproduzido à guitarra por um grupo local e que depois foi, naturalmente, acompanhado pela voz dos benfiquistas presentes na sala.

O êxtase do momento teve, depois, uma breve pausa. Mas mesmo breve. Porque breves instantes depois, Rui Costa subiu ao palco para falar aos benfiquistas. O momento foi respeitado religiosamente, os adeptos escutaram com toda a atenção as palavras do presidente e, no final, ovacionaram-no de pé.

Rui Costa respondeu a todas as questões da atualidade

Seguiu-se o momento destinado à interação entre Rui Costa e os jornalistas. E o presidente das águias não se coibiu de falar abertamente sobe todos os temas do momento. Tal como, por exemplo, o último dérbi diante do Sporting e qual seria a posição em que ficaria Roger Schmidt - depois de algumas críticas dos adeptos nas semanas anteriores ao jogo com os leões - caso o Benfica não conseguisse vencer o eterno rival. E Rui Costa foi claro: «Nada de anormal aconteceria se o resultado do dérbi fosse diferente.»

E a verdade é que o triunfo sobre o conjunto leonino (2-1) permitiu ao Benfica a subida ao topo da tabela classificativa da Liga, facto que foi devidamente registado por Rui Costa. Questionado sobre as recentes declarações de Frederico Varandas (presidente do Sporting), relativamente à injustiça do vencedor do dérbi, Rui Costa não se alongou. E instado a pronunciar-se sobre os episódios deploráveis que aconteceram na última Assembleia Geral do FC Porto, o presidente dos atuais campeões nacionais foi taxativo: «Só falo do Benfica, meus amigos.»

O líder encarnado também não se esquivou a abordar a campanha negativa que o clube está a realizar na Liga dos Campeões, acrescentando ainda que esse dado não vai obrigar a vendas no mercado de janeiro.

No que concerne ao que, no fundo, levou Rui Costa a Santarém neste domingo de enorme fervor clubístico na cidade escalabitana, os elogios ao projeto 2.0 foram extensíveis ao trabalho realizado em todas as casas do Benfica espalhadas pelo mundo, sendo certo que, no futuro, algumas delas vão ser o espelho do que agora já é uma realidade em Santarém.