20 fevereiro 2025, 09:00
Benfica: o número 10 que veste fato-macaco
Kokçu percebeu o papel que Bruno Lage lhe entrega. Continua a adaptar-se mas está comprometido. Números próximos do melhor dele
Há quatro épocas que um jogador das águias não marcava tantos golos com remates de fora da grande área como Kokçu
Não é o melhor marcador das águias na Liga — título que vai para Pavlidis (10 golos), seguido de Akturkoglu e Di María (ambos com sete) —, nem sequer o jogador encarnado que mais assistência para golo fez na prova — esse é o companheiro de seleção turca Akturkoglu (oito) —, mas Orkun Kokçu é assumidamente o maestro do futebol do Benfica, o criativo a quem é pedido que erga a batuta e faça a ligação entre setores, transmitindo qualidade nas transições ofensivas.
20 fevereiro 2025, 09:00
Kokçu percebeu o papel que Bruno Lage lhe entrega. Continua a adaptar-se mas está comprometido. Números próximos do melhor dele
Ora se sob o comando o treinador Roger Schmidt o número 10 das águias e mais cara contratação de sempre do clube (€25 milhões, mais cinco por objetivos) se queixava de jogar preferencialmente em terrenos que o colocavam longe da baliza adversária — o que o levou a fazer críticas numa entrevista a um órgão de comunicação neerlandês —, com Bruno Lage o jogador de 24 anos nascido nos Países Baixos, e também com nacionalidade turca, surge mais recuado no terreno mas, curiosamente, aparece agora com muito maior frequência perto da área contrária e o resultado salta à vista: com o soberbo disparo que abriu o marcador em Vila do Conde na última jornada (3-2), Kokçu passou a ser, juntamente com o estorilista João Carvalho, o jogador que mais golos apontou esta época no campeonato com remates de fora da grande área. Já são três, metade dos seis conseguidos pelo Benfica, segunda equipa com mais golos neste capítulo na Liga atrás do Sporting (sete).
Pelas águias marcaram ainda, do meio da rua, Pavlidis (fez outro contra o SC Braga na Taça de Portugal), Arthur Cabral e Amdouni.
Ao surgir mais assiduamente em zonas de finalização, sobressai um dos pontos fortes de Kokçu: a mira bem calibrada nos tiros de longa distância, forma mais prática de ultrapassar muralhas defensivas, o tal autocarro que algumas formações plantam em frente da área.
Registe-se que nas últimas três das cinco temporadas que esteve ao serviço dos neerlandeses do Feyenoord, 12 dos 18 golos apontados por Kokçu na Eredivisie (eleito o melhor jogador da prova em 2022/23) foram alcançados com disparos a uma distância superior a 16,5 metros da linha de baliza; ou seja, para lá dos limites da grande área.
16 março 2025, 19:12
Encarnados colocaram-se a vencer em casa do Rio Ave, este domingo, com espectacular momento do médio turco
Já em 2023/24 e na sua época de estreia em Portugal, o internacional turco fora o melhor atirador de longe da equipa em lances de bola corrida — obteve com remates de fora da área dois dos sete golos conseguidos de águia ao peito, todos na Liga — pelo que leva agora cinco golos, dos 13 obtidos em jogos de campeonato, em remates de longe, fortes e bem colocados.
Esta época Kokçu marcou mais quatro vezes, todas na Champions: de penálti (A. Madrid), livre direto (Estrela Vermelha), na grande área (Juventus e decisivo para seguir para o play off da UEFA Champions League) e pequena área (Mónaco na Luz e que qualificou os encarnados para os oitavos de final da prova europeia).
Conforme se constata pelo quadro nesta página, há quatro temporadas que um jogador encarnado marcava por três vezes através de remates de fora da área, descontando lances de bola parada, tendo sido o último a consegui-lo o extremo brasileiro Everton Cebolinha, em 2020/21.
Números ainda assim bem distantes dos sete golos marcados de longa distância por Simão Sabrosa em 2004/05, o melhor registo no campeonato português dos últimos 20 anos.