Neto não subestima o Azerbaijão: «De nada nos vale já estarmos a pensar no Euro»
O selecionador nacional, Francisco Neto, reage em jogo da seleção nacional feminina de futebol. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Neto não subestima o Azerbaijão: «De nada nos vale já estarmos a pensar no Euro»

Selecionador nacional feminino não acredita em vitórias antecipadas e pediu «respeito máximo» pelo opositor; elogiou Andreia Bravo, estreante no lote de 25 convocadas

No caminho para o apuramento para o Euro 2025 feminino, Portugal terá pela frente o Azerbaijão, adversário perante o qual será favorito, mas em nenhum momento Francisco Neto subestima o opositor que terá pela frente na 1.ª ronda do play-off de acesso à fase final da competição. Instantes após ter anunciado o lote de 25 convocadas para o duplo compromisso ante a seleção azeri, o selecionador nacional feminino deixou bem expressa a prioridade da equipa.

«Estamos focados e muito concentrados no que será o Azerbaijão. De nada nos vale estarmos a pensar no Europeu e numa possível convocatória para o Europeu se não concretizarmos o que tem de ser – respeito máximo, há que fazer o que nos compete para ultrapassarmos este adversário e, depois, olhar em frente», estipulou.

A principal novidade no grupo que, já a partir de sábado, se concentrará na Cidade do Futebol às ordens da equipa técnica nacional será Andreia Bravo, médio de 19 anos do Sporting com vasto historial nas seleções jovens, e Francisco Neto apenas reservou elogios à sua nova pupila. «É uma estreia na seleção A, uma jogadora que temos vindo a acompanhar há bastante tempo, uma jogadora que se tem afirmado no seu clube, que tem tido minutos em competições importantes e tem tido uma prestação bastante positiva», enalteceu.

Entre as jogadoras convocadas encontram-se três defesas centrais de raiz, mas ao dispor do técnico há exemplos de médios de origem com conhecimento na posição como Ana Rute, utilizada na retaguarda com sucesso frente a Malta, ainda na fase anterior, ou Fátima Pinto, que não raras vezes surge também como central em encontros do clube que representa, o Sporting.

 «A Ana Rute já no último jogo connosco tinha jogado na linha de três e é isso que ela também tem feito no seu clube (ndr: o SC Braga), e bem; a Fátima já jogou connosco numa linha a três, uma linha a quatro, a médio…é uma jogadora bastante versátil e no apuramento para o Europeu de 2016 até jogou a defesa esquerdo», recordou, confiante.