Nani despediu-se dos relvados... em Alvalade (vídeo)

NACIONAL09.12.202411:08

Último jogo do extremo como profissional foi contra o Sporting, clube que o lançou para o estrelato, no dia 1 de novembro

Nani anunciou, no passado domingo, que decidiu colocar um ponto final na carreira, depois de 20 anos como profissional. O terminar de uma carreira que começou em Alvalade e terminou... em Alvalade.

Foi a 10 de agosto de 2005 que, frente à Udinese, Nani se estreou como sénior, na altura com 19 anos. Lançado por José Peseiro, o internacional luso entrou aos 72 minutos da partida da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, para o lugar de Custódio.

Seguiram-se 141 jogos pelos leões (em três passagens distintas), onde apontou 33 golos e conquistou quatro títulos: três Taças de Portugal (2006, 2007 e 2015) e uma Taça da Liga (2019).

Com passagens por Manchester United, Fenerbahçe, Valência, Lazio, Orlando City, Veneza Melbourne Victory, Adana Demirspor e, finalmente, Estrela da Amadora, quis o destino que a última vez que Nani entrasse em campo como jogador profissional fosse no sítio onde tudo começou: Alvalade.

A 1 de novembro de 2024, o extremo atuou 38 minutos na derrota do Estrela frente aos leões (1-5), jogo onde foi recebido com uma ovação e com uma mensagem especial dos adeptos sportinguistas.

No final da partida, Nani não escondeu a emoção por estar de volta a uma casa tão familiar e agradeceu o carinho dos apoiantes leoninos.

Na jornada seguinte, ainda esteve no banco dos tricolores para a partida frente ao Nacional, mas não foi opção para José Faria. Nos encontros posteriores, Nani não constou na ficha de jogo e o encontro no estádio do Sporting afigura-se, mesmo, como o último da carreira de um dos melhores jogadores portugueses das últimas décadas.