«Na Arábia todos conhecem o Rafa»
Rafa Silva despediu-se dos adeptos na Luz, frente ao Arouca (IMAGO)
Foto: IMAGO

«Na Arábia todos conhecem o Rafa»

INTERNACIONAL31.05.202410:00

Treinador vencedor da Liga saudita sub-19, o português Paulo Nunes já orientou o internacional português que está de saída do Benfica

Associado a vários clubes sauditas, Rafa não será um nome estranho para os adeptos deste país, caso venha a juntar-se à Liga que já tem Cristiano Ronaldo, Otávio, Luís Castro, Jorge Jesus e Rúben Neves. «Aqui na Arábia todos conhecem o Rafa», garante Paulo Nunes, treinador campeão de sub-19 no país asiático, e antigo treinador do jogador em final de contrato com o Benfica, quando este estava ainda na formação do Alverca.

«Os golos e assistências dele são falados pelos mais novos, porque os jogos da Liga portuguesa e das competições europeias são frequentemente transmitidos aqui», sustenta o técnico português do Al Hilal, de 52 anos.

Rafa tem sido associado sobretudo ao Al Shabab, que na última época foi treinado por Vítor Pereira, e Paulo Nunes diz que «seria fantástico para a Liga saudita ter mais um craque mundial».

As recordações de Rafa com 16 anos são as de um jogador «completíssimo» para a idade, mas que já se destaca também pela personalidade: «Era capitão e antes de ser um talento já era um ser humano excelente, com princípios morais muito evidentes, sempre preocupado com o bem estar dos colegas, o que nem sempre é normal nesta idades.»

A saída do Benfica é encarada como «natural num meio cada vez mais global». «Deixa um legado fantástico que será difícil igualar nos próximos tempos», acrescenta Paulo Nunes, que já trabalhou em clubes como Sacavenense, Casa Pia, Povoense, Al Ahli, Oriental Dragon, Sporting e Shandong Luneng, entre outros.

«Já treinei três campeões europeus: Rafa, José Fonte e Bebé (futsal), que foi também campeão mundial. Agora espero ver mais um com a medalha, o Gonçalo Inácio, que treinei no Sporting», conclui.