Al Hilal tem outro treinador português campeão e Jesus já deu os parabéns
DR

Al Hilal tem outro treinador português campeão e Jesus já deu os parabéns

INTERNACIONAL31.05.202408:00

Paulo Nunes conquistou a Liga saudita de sub-19

Jorge Jesus não é o único treinador português a conduzir o Al Hilal ao sucesso. Paulo Nunes também conquistou a Liga saudita, mas no escalão sub-19, terminando a temporada com dois pontos de vantagem sobre o Al Ahli, clube no qual o técnico português de 52 anos já trabalhou.

«A caminhada nem começou bem: perdemos os dois primeiros jogos e empatámos o terceiro. No quarto estivemos a perder 0-2 em casa e virámos para 3-2 na segunda parte. A partir daí foi sempre a somar e a subir na tabela, e nas últimas quatro jornadas atacámos o primeiro lugar», explica Paulo Nunes, em conversa com A BOLA.

«Fiquei muito surpreendido por ter recebido os parabéns do mister Jorge Jesus. Não esperava, ficou muito contente com a nossa conquista», acrescenta o técnico dos sub-19 do Al Hilal, que até fez a transição para a chegada do compatriota à equipa principal: «Eu e o Rodolfo Correia iniciámos o estágio na Áustria e três dias depois o míster Jorge Jesus pegou na equipa.»

Quem também surpreendeu Paulo Nunes foi Roberto Martínez, por ocasião da visita a Riade no passado mês de fevereiro. «O selecionador fez uma visita ao Al Hilal, esteve no treino do míster Jesus e depois, quando lhe disseram que o treinador dos sub-19 era português também, fez questão de vir cumprimentar-me», revela o também Diretor Técnico da Formação do campeão saudita.

Questionado sobre a influência da presença de Cristiano Ronaldo no futebol saudita, Paulo Nunes diz que a estrela do rival Al Nassr é «uma referência para todos os jovens, incluindo do Al Hilal. «A chegada do Rúben Neves ao nosso clube veio chamar ainda mais a atenção para o talento português», acrescenta.

O técnico luso esteve recentemente na China, na formação do Shandong Luneng, mas em 2012/13 já tinha trabalhado na Arábia, no Al Ahli. Mais de uma década depois fala em «mudança de 180 graus» no futebol saudita. «Tudo melhorou. A qualidade dos jogadores é agora ainda melhor do que já, os treinadores locais também evoluíram bastante e também se verifica uma notória melhoria nos árbitros. As provas estão mais organizadas. Há ainda um longo caminho a percorrer e acredito que continuará a crescer com a colaboração dos treinadores portugueses que se destacam pelo conhecimento evidenciado e pela capacidade de adaptação a um contexto culturalmente diferente», conclui Paulo Nunes, que já trabalhou também no Sporting.