FIFA Mundial sub-20: segunda vitória e apuramento para os EUA
Os EUA, seleção orientada por Mikey Varas, são a primeira seleção a lograr o apuramento para a fase eliminar do Campeonato do Mundo de sub-20 da FIFA Argentina-2023, a decorrer desde dia 20 e até 11 de junho no país sul-americano, ao baterem neste dia, em San Juan, na 2.ª jornada do Grupo B, as Fiji por 3-0, depois de já terem derrotado o Equador na ronda inaugural (1-0).
Os norte-americanos somam seis pontos no Grupo B, para o qual, a partir das 22 horas de Portugal Continental, e ainda em San Juan, irão defrontar-se Equador e Eslováquia: a seleção europeia goleou as Fiji por 4-0 na 1.ª jornada, soma três pontos.
Em San Juan, e na vitória dos norte-americanos ante as Fiji por 3-0, valeram os golos de Diego Luna, aos 67’ (1-0), Cabe Cowell a ampliar para 2-0 (88’) e Caley Wiley a fechar as contas (3-0) já no tempo de compensação (90+3’).
No segundo dos quatro jogos do dia a concluir-se, e para o Grupo A, o da anfitriã Argentina – que defrontará a Guatemala em Santiago del Estero neste dia, ainda (22 horas de Portugal continental), a Nova Zelândia e o Uzbequistão empataram 2-2.
A formação da Oceânia a estar muito perto do triunfo, mas a deixar escapar a vitória. Chegou ao intervalo a vencer por 2-0, mas permitiu a reação dos uzbeques na segunda metade. A seleção neozelandesa, que vencera a Guatemala por 1-0 na ronda inaugural, soma quatro pontos, enquanto os uzbeques, que haviam perdido ante os argentinos (1-2) na jornada inaugural, somaram o primeiro ponto.
Ben Wallace inaugurou o marcador para os neozelandeses 23’ (1-0), e quando, ainda antes do intervalo (43’), Jay Herdman ampliou a vantagem da formação do hemisfério sul para 2-0, pensou-se que dificilmente a vitória escaparia à Nova Zelândia.
Mas o Uzbequistão reagiu, com Abbosbek Fayzullayev a atenuar (2-1) aos 51’, e, já no tempo de compensação (90+3’), Sherzad Esanov a restabelecer a igualdade (2-2).
A 2.ª jornada da fase de grupos prossegue na quarta-feira, dia 24 do corrente mês, com mais quatro jogos. Para o Grupo C, em La Plata vão defrontar-se Senegal e Israel (19 horas em Portugal Continental) e, depois (22 horas em Portugal Continental) é a vez de Japão e Colômbia se defrontarem, os dois triunfadores da primeira ronda: nipónicos bateram Senegal por 1-0 e sul-americanos os israelitas por 2-1 na 1.ª jornada.
Para o Grupo D, em Mendoza encontram-se quarta-feira os dois vencedores da ronda inaugural: a Itália (3-2 ao Brasil na 1.ª jornada) medirá forças com a Nigéria, que no primeiro jogo na prova bateu a Rep. Dominicana por 2-1, quando forem 19 horas em Portugal Continental. Brasil e Rep. Dominicana enfrentam-se também em Mendoza neste dia, a partir das 22 horas de Portugal Continental.