«Muito contente com o que vi de Gonçalo Inácio e António Silva»

Seleção «Muito contente com o que vi de Gonçalo Inácio e António Silva»

NACIONAL26.03.202323:45

O selecionador nacional, Roberto Martínez, admitiu, na conferência de imprensa realizada após a goleada (6-0) de Portugal no Luxemburgo, em jogo da 2.ª jornada do Grupo J de qualificação para o Europeu da Alemanha-2024, que não mudou ‘pedras’ no ‘xadrez’ e no onze do jogo do Liechtenstein (4-0), na quinta-feira, para o deste domingo, ao acaso: antes quis ver como se davam na equipa das quinas Gonçalo Inácio (central do Sporting que se estreou na Seleção em Alvalade, nos 4-0 ao Liechtenstein) e o também defesa-central, mas do Benfica, António Silva, desta vez titular no Grão Ducado.

«Repito o que já disse a uma televisão: valoro mais manter a baliza ‘a zeros’ do que os seis golos, o penálti e o grande jogo de ataque que fizemos aqui no Luxemburgo. Este jogo não era fácil. Importante nos dois jogos foi dar trabalho e consistência. De um jogo para o outro, não foi mudar por mudar algumas das opções. Há muitas opções: foi mais mudar por exigência física. Foi importante ver o Gonçalo Inácio a um grande nível no primeiro jogo [Liechtenstein], mas para um jovem, três dias depois novo jogo era importante dar descanso. Era importante ver o António Silva, entrando numa posição muito importante este domingo, jogar na bola e contra o ataque do Luxemburgo», disse o técnico espanhol, de 49 anos, na conferência de imprensa após o duelo.

«Foi bom ver António Silva junto com a experiência do Rúben Dias e do Danilo Pereira. E o Rui Patrício também esteve muito bem, por isso a equipa foi muito forte defensivamente neste jogo», valorizou o selecionador nacional, nas suas declarações aos jornalistas, num diálogo em que a preponderância de Cristiano Ronaldo e a sua benéfica influência e elevar da qualidade do grupo voltou a ser tema, sem que o treinador espanhol voltasse a regatear elogios a CR7 e reconhecer ser um privilégio tê-lo no grupo.

«Nós somos Portugal. É muito importante ganhar jogos e classificarmo-nos para o Euro. Só quem está em campo pode ajudar a equipa. Cristiano tem incrível experiência internacional, provavelmente única, pois é o único com 198 internacionalizações. Uma experiência muito importante no balneário», enfatizou Roberto Martínez.