2024 EM BALANÇO Muito Amorim nas frases do ano. Se não apoiarem, fiquem em casa!

NACIONAL01.01.202516:15

Prenúncios, anúncios, promessas e arrependimentos. O ano foi um fartote

2024 foi um fartote! Não só em termos de competições - essas já eram expectáveis -, mas também de acontecimentos. Mais ou menos previsíveis.

Mudanças de treinador são uma realidade habitual no que diz respeito ao futebol, mas por cá não é assim tão comum ver os chamados «três grandes» trocarem o líder do banco, todas elas com alguns sururus pelo meio. E o campeão nacional até o fez duas vezes no espaço de pouco mais de um mês.

Talvez seja o fenómeno Amorim a prolongar-se para lá da permanência dele em Alvalade. E por isso, é também tema dominante neste espaço. Mas houve ainda eleições no FC Porto e, ao fim de 42 anos, não foi Pinto da Costa quem venceu. E deu falatório, obviamente. Como dá sempre Mourinho, ou um campeão olímpico luso.

Venha daí, à boleia da nossa seleção de melhores frases do ano!

Roger Schmidt ao serviço do Benfica

Não estou satisfeito com os adeptos, se não for para apoiar, fiquem em casa

A época 2023/2024 caminhava para o fim e era cada vez mais óbvio que o Benfica iria perder o título para o Sporting. Depois de vencer o Farense por 3-1, na 30.ª jornada, o treinador alemão foi à conferência de imprensa quase só para criticar os adeptos. O divórcio estava consumado.

Frederico Varandas e Rúben Amorim no Marquês de Pombal. Fotografia: Sporting CP

Dizem que jamais seremos bicampeões outra vez... vamos ver!

Quase como saído de um filme, a frase atirada pelo treinador do Sporting, dirigindo-se aos adeptos no Marquês, foi concluída com o largar do microfone. Era a confirmação informal de que Amorim iria continuar no Sporting, depois de rumores e até uma viagem a Inglaterra... Foi definitivamente meses depois.

Pinto da Costa e Sérgio Conceição (foto: FC PORTO)

Estivemos quase fora da UEFA por dois atos de gestão ruinosos, com pressão de Conceição: as compras de Nakajima e Zé Luís.

O livro de Pinto da Costa, «Azul até ao fim», ainda não tinha sido lançado e já havia muita gente com as orelhas a arder. O ex-presidente do FC Porto não poupou ninguém nas suas memórias... nem o treinador a quem fez tantas juras de amor.

Iuri Leitão festeja a medalha de prata em Paris (HUGO DELGADO/LUSA)

Temos feito omeletes sem ovos. Cada vez nos dão mais ovos para ter omeletes mais bonitas. Já estamos a fazer bolos, veremos o que vem depois.

O que veio... foi a medalha de ouro olímpico. Dois dias depois de ter conquistado a prata no omnium, o ciclista português, ao lado de Rui Oliveira, deu o título olímpico no madison a Portugal. E os ovos são poucos!

Rui Costa e Luís Filipe Vieira em 2019 (André Alves)

Tenho de dizer isto aos benfiquistas: desculpem, enganei-me na escolha de Rui Costa como sucessor

Com as águias a viverem um momento delicado, depois de Roger Schmidt ter sido despedido ao fim de quatro jornadas, o antecessor de Rui Costa na presidência do Benfica, lançou várias farpas ao homem que foi seu braço direito e lançado por ele para a presidência.

Vinícius Jr. empatou a partida no Bernabéu (IMAGO)

Eu farei dez vezes, se for preciso. Eles não estão preparados

O avançado brasileiro era apontado como principal favorito à conquista da Bola de Ouro... mas ficou em 2.º lugar, atrás de Rodri. Uma fuga de informação no dia da cerimónia fez com que nem ele nem qualquer representante do Real Madrid marcasse presença na gala. E no dia seguinte, Vini deixou a promessa.

Rúben Amorim ovacionado na despedida do Sporting (Miguel Nunes)

Daqui a sete meses estaria fora do Sporting e apareceu o clube que eu queria.

Outra vez ele! Poucos meses após a garantia de que ficaria no Sporting, e num momento em que liderava a Liga invicto e parecia lançado para o bicampeonato, Amorim decidiu sair a meio. O chamamento do Manchester United foi demasiado forte para o treinador dizer que não.

José Mourinho no comando técnico do Fenerbahçe

Não via jogos do Fenerbhaçe. Ninguém quer ver jogos da Liga turca.

Não, a culpa não é dos clubes. É apenas Mourinho a ser Mourinho. Agora na Turquia, o treinador português criticou desta forma as arbitragens do campeonato local, após alguns jogos em que considerou ter sido prejudicado, enquanto via os principais rivais - nomeadamente o Galatasaray - serem beneficiados.

Frederico Varandas fez questão de reforçar a confiança em João Pereira em várias ocasiões (LUSA)

Em quatro ou cinco anos, João Pereira estará num dos clubes mais poderosos da Europa.

A profecia com Ruben Amorim tinha-se confirmado. E o presidente do Sporting arriscou novamente na apresentação do sucessor. Só o futuro dirá se Varandas tinha razão, ou não. Mas ao serviço dos leões, o antigo lateral ficou apenas 44 dias, com três vitórias em oito jogos.

André Villas-Boas, presidente do FC Porto

Quando chegámos, havia 8 mil euros na conta do FC Porto.

A sucessão de Pinto da Costa, após 42 anos na liderança do FC Porto não foi pacífica. André Villas-Boas venceu de forma esmagadora nas urnas, mas nem por isso a transferência de poderes, nomeadamente na SAD, aconteceu sem sobressaltos. Houve acusações de parte a parte. Incluindo a impossibilidade de saldar contas.