Mercado (oficial): Houve outro negócio entre Estoril e Sporting além de Koindredi
Canarinhos recrutaram André Gonçalves, o mais recente envolvido num 'eixo' que se tem revestido de êxito para os dois emblemas
O último dia de mercado foi mais tranquilo para o Estoril, que em simultâneo realizava ante o Rio Ave o seu encontro pela 19.ª jornada da Liga. e relativamente a negócios para a equipa principal apenas registou saídas, acertando as rescisões amigáveis com Ivan Pavlic e Dele Yusuf, que rumou ao Radnicki, da Sérvia, além da badalada transferência de Koba Koindredi, para o Sporting. Quando se pensava que não existiriam entradas…os canarinhos registaram uma, e realizando o sentido inverso.
Afinal, não se esgotou em Koindredi o eixo Alvalade-Estoril, visto que os canarinhos registaram o contrato de André Gonçalves, extremo de 20 anos que iniciará a sua caminhada na equipa sub-23, como arma apontada à reconquista do título da Liga Revelação, perdido em 22/23 para o Estrela da Amadora. O jovem, que cumpriu grande parte da sua formação na Academia sportinguista, rubricou contrato válido por época e meia num acordo de partilha de direitos económicos, em partes iguais.
Um negócio realizado totalmente em paralelo relativamente à transferência de Koba e que, face às excelentes relações institucionais entre Estoril e Sporting, se tem pautado pelo sucesso. Tudo começou em 18/19, com a contratação de Matheus Nunes, que seguiu para o clube verde e branco apenas seis meses após ter chegado como um perfeito desconhecido aos sub-23 dos estorilistas e seria, como é sabido, transferido para o Manchester City, por 55 milhões de euros.
Uma primeira movimentação cujo êxito ainda serviu de base de negociação para que em 19/20 Chiquinho, atualmente ao serviço do Famalicão, seguisse para a Linha de Cascais. Na altura, o acordo estabeleceu-se em moldes muito semelhantes ao que se agora se realizou com André Gonçalves, de partilha de direitos em regime de 50/50 entre os dois emblemas, e o extremo destacou-se a ponto de ser transferido rumo ao Wolverhampton, por 3,5 milhões de euros.
A receita continuou a resultar em sucesso e voltou a ter um feliz protagonista em 2022: Tiago Santos chegou ao Estoril, proveniente dos sub-23 leoninos, com o Sporting a deter, novamente, parte do passe e direito de preferência numa futura transferência…e também brilhou, impondo-se na equipa principal do emblema da Linha de Cascais por valores a rondar os 6,5 milhões de euros. Nesse mesmo verão de 2023, Mateus Fernandes surgiu na Amoreira, por empréstimo dos leões, e também está em foco.
Seguiu-se, no recente mercado, o negócio por Koba Koindredi, por 4 milhões de euros…e André Gonçalves, que inicia agora o seu percurso com vários casos de sucesso a precedê-lo. Para já, Gerson, como é também conhecido, procurará competir com a frequência que não estava a encontrar nas equipas secundárias sportinguistas, nas quais apenas contabilizava três aparições, divididas entre Sporting B (um jogo, em setembro), e sub-23 (dois jogos, em novembro e dezembro), num total de 105 minutos oficiais.