Mercado FC Porto: SAD sonha com o regresso de Fábio Vieira
Internacional sub-21 português tem tido pouco espaço nas opções de Mikel Arteta e quer sair para jogar. Foto: IMAGO

Mercado FC Porto: SAD sonha com o regresso de Fábio Vieira

NACIONAL09.06.202416:04

Retorno do médio ofensivo ao Dragão é valorizado por André Villas-Boas, Zubizarreta e Jorge Costa; provável saída de Francisco Conceição abre espaço ao canhoto, que quer deixar o Arsenal para ter mais tempo de jogo

O regresso de Fábio Vieira ao FC Porto está, sabe A BOLA, a ser equacionado pela SAD azul e branca, de forma a colmatar a muito provável saída de Francisco Conceição no mercado de verão. Como A BOLA conta, a cláusula de rescisão do canhoto é de ‘apenas’ 30 milhões de euros até 15 de julho, dia seguinte à conclusão do Euro 2024, onde o jogador estará ao serviço de Portugal e onde também poderá aguçar (ainda mais) o apetite aos tubarões do futebol europeu, que já têm o nome do filho do antigo treinador do FC Porto na agenda.

Na Bundesliga, por exemplo, Bayern Munique, Borussia Dortmund, finalista vencido da última Liga dos Campeões, e Leipzig estão a seguir de muito perto a situação de Conceição.

Bem recentemente, o extremo foi dos melhores jogadores em campo na vitória, na vitória, por 4-2, sobre a Finlândia, no amigável em Alvalade.

A partir desse dia, a cláusula de rescisão subirá para 45 milhões de euros, valendo sempre recordar que o próprio Francisco Conceição terá direito a 20% do valor da venda, compensando o facto de ter regressado aos dragões para ganhar quase metade do que auferia no Ajax. Neste ‘bolo’, outros 10% irão para o empresário do extremo, pelo que à SAD azul e branca caberá uma fatia de 70%: numa eventual venda pela cláusula, o FC Porto encaixará 21 milhões de euros.

Em relação a Fábio Vieira, o regresso ao Dragão teria de ser, obrigatoriamente, enquadrado num empréstimo por parte dos gunners. O internacional sub-21 português - 14 golos em 25 jogos nesse escalão da Seleção Nacional -, de 24 anos, deixou o Dragão no verão de 2022, depois de o Arsenal ter pagado 35 milhões de euros, mais cinco milhões em objetivos. Nessa época (2021/22), Fábio Vieira foi preponderante para o título de campeão nacional do FC Porto, contribuindo com 7 golos e 16 assistências em 39 jogos.

Fábio Vieira fez 76 jogos pela equipa principal do FC Porto

No entanto, a aventura no Emirates não está a correr como desejado e esta última época ficou também marcada por problemas físicos que o afastaram das escolhas de Mikel Arteta. No total, Fábio Vieira, que chegou aos escalões de formação dos azuis e brancos com apenas 8 anos, foi utilizado em 16 ocasiões (um golo e três assistências), num total de 560 minutos em campo.

A forte concorrência de nomes como Bukayo Saka, Martin Odegaard, Leandro Trossard ou Gabriel Martinelli, todos eles a ocuparem as mesmas zonas do terreno do luso, deixam pouco espaço de manobra para Fábio Vieira, que, na 'flor da idade', pretende sair para ter mais tempo de jogo.

A imprensa inglesa deu conta, recentemente, de que o médio ofensivo está na lista de transferíveis do vice-campeão da Premier League, que exige 35 milhões de euros para o libertar em definitivo. Uma verba, claro está, incomportável para a realidade portuguesa e mais ainda para aquela que a nova Direção dos azuis e brancos encontrou. O regresso de Fábio Vieira a Portugal teria de ser 'comparticipado' pelo Arsenal, que ficaria responsável pelo pagamento de parte do salário do jogador.