Mikel Arteta: «Fábio Vieira deu-nos informações valiosas»
Espanhol lembrou que o Arsenal volta aos oitavos da Champions «sete anos depois» e diz estar bem claro na sua cabeça que para chegar mais longe terá «difícil obstáculo pela frente»
Mikel Arteta prevê um ambiente magnífico no Estádio do Dragão e diz-se «impressionado» pela história do FC Porto na Liga dos Campeões. «É uma equipa com muita experiência, que é sempre competitiva na Europa, é um grande adversário que vamos defrontar amanhã (quarta-feira). Os jogadores sabem que não estamos nesta fase da competição, os oitavos de final, há sete anos. Eles conhecem a história. Temos pouca experiência, 95 por cento dos jogadores nunca chegram aqui. É o desafio que eles têm que enfrentar e que merecem passar», destacou o espanhol.
Fábio Vieira viajou com a equipa, depois de mais de três meses afastado dos relvados, por causa de uma lesão. «Em relação ao Fábio estou feliz por ele, por outro lado triste porque não tem sido fácil desde a lesão dele, mas é um jogador com enorme talento e vamos retirar o melhor dele», apontou, dando conta de que o médio deu algumas informações valiosas sobre o FC Porto e toda a sua envolvente: «O Fábio queria muito estar aqui, insistiu, conhece a cultura do clube e deu-nos muitas informações sobre o clube, é importante compreender o contexto dos adversários que defrontamos e ele deu-nos valiosas informações.»
Arteta espera um «ambiente espetacular» no Dragão, «com adeptos de uma cidade com paixão tremenda» pelo clube. «É este tipo de jogos que gostamos de disputar, este é um jogo bonito de se jogar. Como disse, há sete anos que não estamos nesta fase da competição, esse é o nosso desafio e temos de o enfrentar. Vamos abordar uma fase diferente, com equipas com mais tempo para preparar os jogos. A bola está a rolar e são equipas perigosas e com qualidade», sintetizou.
Apontando Diogo Costa como um guarda-redes «muito bom e consistente», e deixando palavras elogiosas à «paixão dos jogadores portugueses» e à «qualidade da formação e dos treinadores», Arteta ficou a imaginar como será ganhar uma Champions: «Não sei se será o melhor momento da vida, mas deve ser incrível o sentimento de levantar esse troféu. Está na cabeça e em sonhos, mas primeiro temos um grande obstáculo e temos de procurar ultrapassá-lo», disse.