Mercado Benfica: Gosens agrada mas é caro, Lyon 'congela' Tagliafico
Gosens chegou ao Union Berlim no verão de 2023. Foto IMAGO

NOTÍCIA A BOLA Mercado Benfica: Gosens agrada mas é caro, Lyon 'congela' Tagliafico

NACIONAL18.06.202413:46

Laterais esquerdos entre as preferências na Luz mas são negócios difíceis por diferentes razões; Union Berlim exige (pelo menos) €12 M para libertar o alemão e franceses não negoceiam o argentino antes do final da Copa América

Como A BOLA deu ontem conta em primeira mão, a SAD do Benfica está empenhada em fechar a contratação de um lateral esquerdo até ao arranque da pré-época, agendado para 4 de julho, e tem vários nomes em carteira, entre os quais os de Robin Gosens e o de Nicolás Tagliafico.

As águias informaram-se junto dos respetivos clubes sob que condições seria possível avançar pelo alemão - o preferido da estrutura encarnada e com o perfil desejado por Roger Schmidt - ou pelo argentino, neste caso a alternativa a Gosens. E os negócios colocam um grau de dificuldade que poderá levar o Benfica a olhar para outros alvos.

No caso do internacional alemão, o Union Berlim está preparado para perder o canhoto, que tem grande cartel em Itália, onde brilhou sobremaneira ao serviço da Atalanta, durante quatro temporadas, antes de rumar ao Inter Milão, por quase 30 milhões de euros. O Bolonha vai estrear-se na Liga dos Campeões em 2024/25 e já acenou com uma proposta, que foi rejeitada pelo conjunto de Berlim, e que visava um empréstimo de um ano, com cláusula de compra obrigatória de 7 milhões de euros.

Gosens destaca-se pela extrema facilidade com que chega à área adversária e tem 'queda' para o golo. Foto IMAGO

Números baixos e que não agradaram o Union, que quer uma proposta a começar nos 12 milhões de euros para cobrir o investimento que fez no verão de 2023 e abrir mão de um jogador com grande importância na equipa. Para além deste valor de transferência, semelhante ao que, por exemplo, o Benfica pagou ao Slavia Praga por David Jurásek, no ano passado, fazendo do checo o defesa mais caro da história do clube, as águias teriam ainda de oferecer um chorudo contrato a Gosens: na Alemanha, o lateral aufere cerca de 3,5 milhões de euros e dificilmente baixaria a 'guarda' para jogar em Portugal.

Este salário não está fora da realidade dos encarnados e é semelhante ao que o Benfica, por exemplo, paga a Nicolás Otamendi, Ángel Di María ou João Mário, mas fazê-lo para um jogador que a 5 de julho cumprirá 30 anos e muito dificilmente trará retorno financeiro torna o internacional alemão num alvo de difícil alcance, mas não impossível, caso algum 'jogo de cintura' negocial consiga baixar as pretensões do Union.

TAGLIAFICO TAMBÉM EQUACIONADO

Como 'plano B' a Robin Gosens o Benfica tem referenciado o nome do argentino Nicolás Tagliafico, jogador internacional argentino por quase 60 vezes ao longo da carreira e que fez parte da equipa que, em 2022, no Catar, levou a albiceleste ao título de campeã do Mundo. O investimento para conseguir trazer o ex-Ajax para a Luz seria substancialmente menor, dada a idade do argentino (fará 32 anos no final de agosto) e o facto de terminar contrato com o Lyon em 2025.

Tagliafico chegou ao Lyon em 2022 e tem valor de mercado a rondar os €4 milhões. Foto IMAGO

No entanto, a presença do jogador na Copa América é obstáculo difícil de contornar, uma vez que, apurou A BOLA, o Lyon não quer negociar enquanto o jogador estiver presente no torneio sul-americano de seleções. A Copa América, onde a Argentina vai defender o título, termina apenas a 14 de julho, já, portanto, com a pré-temporada das águias em pleno andamento. É grande a possibilidade de os argentinos chegarem aos derradeiros dias da competição, depois disso Tagliafico ainda teria de ter o normal período de férias e Roger Schmidt e a estrutura querem ter o novo concorrente de Álvaro Carreras no lado esquerdo o mais cedo possível...