Martim Ribeiro faz história em Leiria

Liga 3 Martim Ribeiro faz história em Leiria

NACIONAL11.03.202313:04

O dia 11 de março de 2023 jamais sairá da memória de Martim Ribeiro. Tudo porque, neste dia, o jovem avançado do UD Leiria, de apenas 16 anos, estreou-se a titular pela equipa sénior do emblema unionista, sendo o mais novo de sempre a alcançar este feito. Ele que, acrescente-se, ainda tem idade de... juvenil.

Mas o registo, que, por si só, já era histórico, tornou-se ainda mais especial: a jovem promessa do futebol leiriense... fez o gosto ao pé. Neste particular, ultrapassou no 'ranking' Bruno Jordão, que detinha o estatuto de mais novo de sempre a marcar pelos unionistas - o esquerdino, também ele produto da formação do clube e, na altura, com 17 anos, havia faturado no diante do Benfica e Castelo Branco, para o Campeonato de Portugal, a 8 de novembro de 2015.

Na manhã deste sábado, em pleno relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, Martim Ribeiro fez parte do onze inicial escalado por Vasco Botelho da Costa para a receção ao Moncarapachense, partida referente à 22.ª e última jornada da Série B da Liga 3. A cereja no topo do bolo surgiu ainda antes da meia hora, quando Martim Ribeiro marcou o (na altura) quarto golo do UD Leiria - os leirienses golearam os algarvios por 6-1.

Trata-se, sem dúvida, de um marco absolutamente histórico para Martim Ribeiro, jovem natural do concelho de Porto de Mós que começou a dar os primeiros pontapés na bola, precisamente, no Portomosense. Depois disso ainda passou pelo Benfica, até chegar aos escalões de formação do UD Leiria, na época 2019/2020. A sua qualidade foi sempre bastante apreciada em Leiria, onde tem jogado quase sempre um escalão acima, de tal forma que a sua estreia nos seniores (na altura, enquanto suplente utilizado) aconteceu na temporada passada, num duelo frente ao Marinhense, relativo à 1.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Agora, é o mais jovem de sempre a estrear-se como titular na equipa principal do UD Leiria, marco a que junta, também, o facto de passar a ser mais novo a marcar um golo pelos seniores dos unionistas.

Até que o recorde volte a cair (se isso vier a acontecer...), Martim Ribeiro ficará perpetuado na história do emblema da cidade do Lis.