Mariana Mortágua assistiu a treino e pediu igualdade: «Há uma primeira vez para tudo...»

Líder do Bloco de Esquerda fala em «equiparar o valor dos salários de homens e mulheres» nas seleções e defende que o Europeu feminino deste ano é bom ponto de partida

Mariana Mortágua, líder do Bloco de Esquerda, assistiu pela primeira vez a um treino de uma equipa feminina e aproveitou a ocasião para defender igualdade, nomeadamente a nível salarial, numa comparação com os rendimentos auferidos pelos futebolistas masculinos.

«Há sempre uma primeira vez para tudo: esta semana levaram-me, finalmente, a ver um treino de uma equipa feminina de futebol. As mulheres foram conquistando o seu espaço no futebol, deram um pontapé nos preconceitos e levam cada vez mais gente aos estádios», começou por escrever nas redes sociais, antes de colocar a tónica nas diferenças existentes em relação à modalidade masculina.

«Ainda falta garantir mínimos de igualdade, começando por equiparar o valor dos salários de homens e mulheres ao serviço das seleções nacionais. Há sempre uma primeira vez para tudo? O campeonato europeu feminino de futebol, que se realiza este ano, é um bom momento para afirmar a igualdade», defendeu.