Marcano é o próximo na lista de Pinto da Costa

FC Porto Marcano é o próximo na lista de Pinto da Costa

NACIONAL10.05.202309:37

A renovação de contrato de Marcano está a ser alinhavada pelos responsáveis da SAD, uma vez que Sérgio Conceição mantém confiança absoluta no central, de 35 anos, que voltou a ser decisivo no jogo de Arouca, ao apontar o tento que mantém intactas as esperanças do FC Porto em revalidar o título a três jornadas do final do campeonato.


Depois de Pepe, Marcano pode ser a próxima renovação a tornar-se oficial por parte de Pinto da Costa, que publicamente já disse que haverá mais novidades no que toca aos vínculos laborais dos jogadores até final desta temporada. A passagem de Marcano pelos dragões tem sido uma autêntica prova de superação, uma vez que nesta segunda etapa no Dragão teve uma lesão grave em 2020, sendo operado a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.


A derrota com o Rio Ave, no final de agosto, ainda arredou Marcano do onze durante dois meses, mas a 1 de novembro, na vitória sobre o Atlético de Madrid, o experiente defesa recuperou a vaga para não mais largar. Desde então, foi titular em todos realizados pelos dragões - só falhou a receção ao Estoril e a segunda meia-final da Taça de Portugal, com o Famalicão, ambas por castigo - e vai mostrando que, aos 35 anos, continua para as curvas.

A FAZER HISTÓRIA NO DRAGÃO
Apesar de passar a imagem de um homem sério e frio nas emoções, Marcano é uma voz ativa no balneário, um profissional de excelência e apresta-se para superar o seu melhor registo numa época em termos de golos. Em 2017/2018 e na presente temporada apontou sete golos, um número que pode suplantar nos jogos com o Casa Pia, Famalicão, V. Guimarães e SC Braga, os quatro que restam para a equipa entrar em gozo de férias.


O ‘Iceman’, que completa 36 anos a 23 de junho, detém nesta altura o estatuto de defesa com mais tentos apontados na história do FC Porto (28, já com o de Arouca), divididos por campeonato (21), Taça de Portugal (4), Taça da Liga (2) e Champions (1). O sub-capitão dos campeões nacionais tem sido assim imprescindível nas escolhas de Sérgio Conceição e em campo vai justificando na plenitude a renovação de contrato, que apenas falta passar para o papel e o sim do atleta. É natural que nessa altura haja um reajustamento no vencimento do jogador, que é dos mais bem pagos do plantel portista.


O número 5 dos dragões, porém, é baixa confirmada na receção ao Casa Pia, num jogo agendado para as 20.30 horas do próximo domingo, em virtude de ter visto o quinto cartão amarelo da temporada no campeonato. O regresso deve ocorrer na difícil deslocação a Famalicão, na penúltima jornada da liga portuguesa versão 2022/2023.