Luz tem sido a caixa-forte da águia

Benfica Luz tem sido a caixa-forte da águia

NACIONAL26.05.202309:17

O Estádio da Luz, palco do jogo decisivo da última jornada da campeonato, e que pode decidir o campeão, tem sido uma fortaleza para a águia ao longo da época, que ali garantiu uma força como há anos não se via.

O Santa Clara será o último adversário a tentar o assalto ao castelo benfiquista. Mas, a jogar a casa, os encarnados têm-se mostrado não só difíceis de bater, mas também revelado concretização assertiva. Resultado, 14 vitórias nos 16 jogos realizados. E uma derrota (na visita do campeão em título FC Porto) e um empate (com o Sporting, única equipa que esta época as águias não conseguiram vencer).


Tudo somado, 43 pontos em 48 possíveis. Isto é, apenas cinco pontos desperdiçados. Números ainda provisórios, naturalmente, pois falta a última jornada. Mas o Benfica de Schmidt tem objetivo de chegar às 15 vitórias em 17 jogos, ou seja 46 pontos em 51 possíveis.


Comparando a época caseira atual com a realizada na temporada passada percebem-se as razões que colocaram este ano a águia  a voar alto: Em 2021/2022, com Jorge Jesus e Nélson veríssimo ao leme, os encarnados apenas chegaram às dez vitórias no Estádio da Luz em 17 jogos. Somaram quatro derrotas (FC Porto, Gil Vicente, Sporting e Portimonense) e três empates (Famalicão, Vizela e Moreirense), não foram além dos 33 pontos (menos dez que os atuais, quando ainda falta disputar um jogo em casa).


Olhando para os números da última década, é preciso recuar sete anos.

Leia mais na edição impressa ou subscreva a edição digital de A BOLA