Luke Shaw e os Países Baixos: «Tenho falado com Ten Hag»
Lateral recebe conselhos do seu treinador no Manchester United sobre adversário das meias-finais; garante já estar recuperado de lesão e pronto para jogar 90 minutos
Luke Shaw foi o único lateral esquerdo convocado por Gareth Southgate para o Euro 2024. No entanto, o jogador chegou ao torneio lesionado e demorou mais tempo a recuperar do que antecipara, como revelou esta segunda-feira em conferência de imprensa.
«Os últimos quatro meses foram muito duros. No início [do Europeu], esperava regressar muito mais cedo da lesão, mas passei por vários contratempos», começou por dizer.
O lateral não jogava pelo Manchester United desde fevereiro, devido a uma lesão muscular, mas revelou que o seu lugar na equipa de Inglaterra no Euro 2024 raramente foi posto em causa: «Antes da convocatória ser anunciada, tínhamos um plano para eu regressar por volta da 2.ª ou 3.ª jornada da fase de grupos. Infelizmente, as coisas não correram como planeado e o meu retorno foi retardado.»
Shaw estreou-se então no Euro nos quartos de final, fazendo 42 minutos contra a Suíça. Mas estará pronto para realizar um jogo inteiro? «Sim», garante, «tal dependerá do treinador, mas eu sinto-me preparado para isso.»
«Não entendo as críticas a Southgate»
Com a ausência de Shaw, Southgate teve de adaptar o destro Kieran Trippier a lateral esquerdo, o que resultou numa das muitas críticas direcionadas ao selecionador neste Europeu. No entanto, Shaw, tal como os colegas de equipa têm feito, defendeu o seu timoneiro.
«Não entendo essas críticas. Por tudo o que ele fez pelo país e pelos seus jogadores, levou-nos a um nível seguinte. Nenhum treinador teve tanto sucesso como ele nos últimos tempos», recordou. E, de facto, Southgate é o primeiro técnico de sempre a levar a seleção dos Três Leões a três meias-finais de grandes torneios (Euro ou Mundial).
«A cada jogo estamos a melhorar», continuou o lateral, «há coisas que ainda podemos fazer melhor, mas estamos no bom caminho».
Por fim, Shaw também revelou quem tem «trocado mensagens com Erik ten Hag», que o treina no Manchester United. O técnico neerlandês tem dado conselhos ao jogador sobre a forma de jogar dos Países Baixos. E com Shaw bem posicionado para ser titular, na próxima quinta-feira, estas ajudas ainda poderão revelar-se valiosas.