Ligue 1: Lyon vence Paulo Fonseca com reviravolta épica
Final de partida viu quatro golos em 10 minutos; Lille afasta-se dos lugares de acesso à Liga dos Campeões e os 'gones', com a ajuda de um ex-Sporting, ainda sonham com a Europa
O Lyon alcançou a quinta vitória nas últimas seis jornadas da Ligue 1 em casa do Lille, com um resultado de 4-3 que espelha bem o final cinematográfico que marcou esta partida. A equipa de Paulo Fonseca não aproveitou o empate do Brest com o Nantes e falhou o assalto ao 3.º lugar, que dá acesso direto à Liga dos Campeões.
Com dois portugueses a começarem de início - Tiago Santos na lateral direita do Lille e Anthony Lopes na baliza do Lyon -, foi a equipa do ex-Estoril que dominou o 1.º tempo, que criou mais oportunidades e que foi a vencer ao intervalo por dois golos, graças a um cabeceamento de Bafode Diakite (21') e a um remate colocado de Zhegrova (37').
O Lyon foi atrás do resultado após o intervalo e Benrahma reduziu a desvantagem aos 61'. Entraria depois Mama Baldé, ex-jogador do Sporting e do CD Aves, nos gones e o avançado seria protagonista de um final de jogo digno de um guião de filme, que teve quatro golos em 10 minutos!
Primeiro, Baldé criou o segundo golo aos 82' com uma grande aceleração e passe - Malick Fofana só teve de encostar à boca da baliza. Notava-se que as duas formações queriam vencer, o que as levou a descurar algumas tarefas defensivas. Foi assim que Diakité (85') num pontapé de canto, colocou Paulo Fonseca, de novo, a sorrir.
Só que meros três minutos volvidos, Lacazette aproveitou uma desatenção defensiva de Alexsandro Ribeiro para fazer, isolado, o seu 20.º golo da época. Fonseca estava irritadíssimo, mas ficaria ainda mais aos 90+2', quando Mama Baldé confirmou a reviravolta no marcador.
Assim, o Lille sofre apenas a segunda derrota caseira neste campeonato e fica no 4.º lugar, a dois pontos do Brest. Já o Lyon, numa forma completamente diferente em relação àquela com que iniciou a época, está em 7.º com 47 pontos, a dois do Lens, que ocupa o último lugar de acesso às competições europeias.