Liga dos Campeões: Filipa Patão apela à «responsabilidade» ante o Sarajevo
Técnica do Benfica fez o lançamento da partida relativo à final da 1.ª ronda de qualificação; alerta para a vantagem do fator casa da formação bósnia, no 47.º ranking da UEFA
Mais uma etapa até à ambicionada entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. É desta forma que Filipa Patão encarou o jogo, deste sábado, pelas 16 horas, ante as bósnias do Sarajevo, a contar para a final da 1.ª ronda de qualificação.
«Temos de ser muito competentes a controlar os vários momentos do jogo, controlar também as nossas referências para não permitir transições, e principalmente ter muita paciência e velocidade no nosso jogo para conseguir ultrapassar o bloco do Sarajevo. Tem de ser um Benfica muito competitivo, concentrado, com muita responsabilidade, com muita intensidade no jogo e principalmente com muita confiança com bola para conseguirmos pôr o nosso futebol em campo e levar de vencida este adversário», assinalou a treinadora das tetracampeãs nacionais, candidata ao troféu de Melhor Treinadora do Ano, numa distinção da France Football e da UEFA.
Frente à equipa 47.ª classificada do ranking da UEFA, Filipa Patão alertou para o facto de esta ter a seu favor o «fator casa». «É uma equipa que é a organizadora desta ronda, e vai querer chegar pela primeira vez mais à frente nas rondas da Liga dos Campeões. Estamos à espera de uma equipa competitiva, que vai tentar muito ultrapassar esta fase. Vai tentar adiar ao máximo o nosso golo e apostar muito nas transições», projetou.
Catarina Amado, que saiu por precaução no último desafio frente ao Nordsjaelland [vitória por 3-1], estará disponível para o duelo com as bósnias, e também fez o lançamento da partida.
«Estamos confiantes e acreditamos nos nossos processos. Estamos a um passo da passagem à próxima fase de apuramento, mas sabemos que o adversário também vai dar tudo para tentar o mesmo. Vamos ser aguerridas e dar tudo para fazer o que melhor sabemos. Tenho a certeza que no final vamos sorrir e atingir o objetivo», garantiu a polivalente defesa, que cumpriu no jogo anterior a marca dos 150 jogos de águia ao peito:
«Estou a cumprir um sonho de menina. A única coisa que posso prometer é que vou continuar a trabalhar e a dar tudo por esta camisola.»
Em caso de passagem, o Benfica será uma das equipas presentes no sorteio da segunda ronda, a última etapa antes da fase de grupos, na qual a equipa encarnada tentar estar pela quarta época consecutiva. Na época passada, recorde-se, as águias alcançaram um histórico quartos de final da Liga dos Campeões, tendo sido, posteriormente, eliminadas pelas francesas do Lyon, vice-campeãs europeias.
O sorteio está agendado para esta segunda-feira, em Nyon, na Suíça, às 12 horas.