Leões defrontam AZ Alkmaar na 'Final Four': «Esperamos ficar até à final»

Youth League Leões defrontam AZ Alkmaar na 'Final Four': «Esperamos ficar até à final»

INTERNACIONAL20.04.202319:34

A equipa de sub-19 do Sporting defronta esta sexta-feira os neerlandeses do AZ Alkmaar (12 horas, no Estádio de Genebra, na Suíça), na meia-final da Youth League, competição mais importante no futebol de formação europeu, e acalenta o sonho de chegar à final, que se joga segunda-feira, no mesmo estádio (17 horas) - a outra meia-final é jogada entre o Hadjuk Split e o Milan.


É, pois, com ambição que os leões, que hoje já se treinaram na Suíça, encaram esta partida, ainda que o treinador da equipa, Felipe Çelikkaya, alerte para as dificuldades que o AZ Alkmaar vai apresentar. «Esperemos que seja um bom dia para nós e que possamos todos estar aqui até à final», afirmou.

«O AZ Alkmaar é uma equipa muito boa e agressiva, que consegue perceber muito bem quando tem de pressionar à frente ou esperar num bloco baixo. Tem jogadores na frente de ataque que estão a fazer uma excelente época, mas nós também temos os nossos jogadores e valemos pelo coletivo», acrescentou.


No Sporting, Essugo e Fatawu não podem ser opção, porque já participaram em três jogos na competições europeias pelos seniores, mas Çelikkaya confia em todos os outros. «O nosso grande título é ver o Dário [Essugo], o Fatawu [Issahaku] e outros a jogar na equipa principal. No Sporting Isso é uma grande vitória para todos, sendo que agora vamos à procura da segunda vitória… com o AZ Alkmaar», atirou.

«Estão a ter uma experiência fantástica e nunca mais vão esquecer este momento. Há que aproveitá-lo…», afirmou ainda Felipe Çelikkaya, palavras com as quais Mateus Fernandes, médio de 18 anos que conta já com 7 jogos pela equipa principal (1 golo e 1 assistência), concorda em absoluto: «Estamos muito felizes por estar aqui. Era algo que queríamos muito e um objetivo para nós enquanto jogadores e para o clube.»


O jogo, esse, será «difícil», e nem o facto dos leões terem chegado a esta fase com 6 vitórias e 2 empates (não perdeu qualquer jogo), 19 golos marcados e apenas 4 sofridos, motiva excesso de confiança. «Sabemos que o AZ Alkmaar é uma equipa muito forte na transição ofensiva, temos de fazer bem os equilíbrios. Eles têm um coletivo muito bom e boas individualidades, mas focamo-nos apenas no que podemos controlar e no que trabalhamos. Estamos cientes do valor deles, mas encaramos todos os adversários da mesma forma e temos confiança em nós mesmos», comentou.