Lamine Yamal: «Jogar na rua fez com que fosse capaz de jogar contra qualquer um»
Yamal está nos nomeados da Bola de Ouro. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Lamine Yamal: «Jogar na rua fez com que fosse capaz de jogar contra qualquer um»

INTERNACIONAL05.09.202417:14

Jovem extremo espanhol concedeu uma entrevista à 'France Football', na qual abordou todo o percurso até chegar ao Barcelona; desvalorizou as comparações com Messi e recordou os tempos em que passava as tardes a assistir a vídeos do ídolo Neymar

Após uma época de sonho, marcada pela afirmação no Barcelona e conquista do Euro 2024, Lamine Yamal está entre os 30 nomeados para a conquista de a Bola de Ouro, além de ser o favorito à conquista do Troféu Kopa.

Em entrevista à France Football, o jovem de 17 anos falou um pouco sobre o percurso como jogador e desvalorizou possíveis comparações com Leonel Messi.

«Para mim, o mais importante é deixar um legado, ter uma carreira. No fim, ser comparado ao Leo [Messi] é algo que é mais importante não prestar atenção. É verdade que ser comparado ao melhor jogador da história significa que tu estás a fazer as coisas bem. Isso não me incomoda, eu apenas tento ser eu mesmo», começou por dizer o astro espanhol, desvendando, em seguida, que o futebol de rua foi um dos segredos para a afirmação no Barcelona.

«Eu sempre joguei com os meus amigos na rua e os jogadores das equipas adversárias tinham 20 anos, quando eu apenas tinha 11 ou 12. Então isso tirou-me o medo e fez com que fosse capaz de jogar contra qualquer um. Foi uma coisa que me fez crescer, mesmo achando, na altura, que não servia de nada. Sempre que tu vês alguém mais alto do que tu, tens de aprender a ir atrás dele e a driblá-lo para que ele não te possa bater», acrescentou, revelando também o inusitado conselho dado pelo pai: «eu brincava muito com a bola com os meus cães, porque o meu pai dizia que eles não mordiam. Jogar contra um cão é a coisa mais difícil que tu podes fazer.»

A cumprir a terceira época na equipa principal do Barcelona, Lamine Yamal recordou como foi o primeiro dia no balneário blaugrana e como o nervosismo tomou conta de si no momento que se cruzou com alguns dos ídolos.

«No primeiro dia, fiquei com vergonha de entrar no balneário porque o Jordi [Alba], o Piqué e o Pjanic. Lembro-me que fui lá deixar os sapatos e fui logo andar de bicicleta porque tinha vergonha de lá estar. Agora as coisas são diferentes, fui ultrapassando a minha timidez e aproveitei a minha estreia. Eu gosto sempre do que seja mais difícil. Prefiro não jogar, do que jogar tudo e tornar tudo muito fácil.», frisou o jogador, não escondendo a ambição.

Por fim, Lamine Yamal destacou quais foram os seus ídolos no Barcelona e revelou que em criança era um forte admirador de Neymar.

«Naquele momento eu lembro-me que o Neymar estava no Santos. Lembro-me do Messi, obviamente... Messi, Villa, Pedro... todos eles do Barcelona. Foram os primeiros jogadores que me fizeram assistir futebol. Desde pequeno, com o meu pai e a minha mãe em casa, é a primeira coisa que me lembro. Nós encontrávamo-nos depois da escola na casa de um amigo, porque ele era o único que tinha um computador e passávamos a tarde toda a ver vídeos do Neymar. Então, eu ia dormir em casa e tentava recriar o que tinha visto no meu quarto», concluiu.