Juvenis: Benfica sagra-se bicampeão nacional
(Benfica)

Juvenis: Benfica sagra-se bicampeão nacional

NACIONAL10.06.202413:55

Vitória frente ao FC Porto por 3-2 deu o título às águias

O Benfica é bicampeão nacional de juvenis. Esta segunda-feira, no Seixal, os encarnados bateram o rival FC Porto por 3-2 e revalidaram o título.

É o 21º campeonato do escalão para as águias. Francisco Silva (5'), João Capucho (42') e Eduardo Fernandes (50') fizeram os golos da equipa da casa. José Afonso (75') e Mateus Mide (76') marcaram os golos do FC Porto.

O Benfica entrou em campo a saber que precisaria apenas de um empate para fazer a festa. No entanto, os encarnados vinham, claramente, com a intenção de ganharem a partida e, logo aos cinco minutos, adiantaram-se no marcador. Após um cruzamento do lado direito do capitão Duarte Soares, Francisco Silva, na pequena área, à segunda tenativa, fez o golo. O guarda-redes azul e branco, Denis Gutu, ainda defendeu o primeiro remate do avançado, mas nada conseguiu fazer na recarga.

O Benfica continuou a pressionar e a não permitir grandes ocasiões para o FC Porto. O único lance de perigo para a equipa visitante foi um remate dentro de área de Tiago Silva aos 25 minutos, com Diogo Ferreira a defender para canto.

A equipa da casa ia somando oportunidades de golo e, aos 42 minutos, um cruzamento teleguiado de Duarte Soares encontrou João Capucho no segundo poste, com este a cabecear sem hipóteses para Denis Gutu. Combinação entre os laterais do Benfica resultava, assim, no segundo golo do encontro. O marcador registava um 2-0 ao intervalo.

Na segunda parte, as àguias entraram decididas a resolver a questão. Aos 50 minutos, o recém-entrado Eduardo Fernandes recebe um passe de Fransico Silva, tira um defesa da frente com uma finta de pé direito e, de pé esquerdo, remata rasteiro com a bola a passar por entre as pernas do guarda-redes portista. O Benfica começava a primeira parte como tinha terminado a segunda: a marcar.

Com 3-0, os encarnados baixaram o ritmo e permitiram que o FC Porto tivesse mais bola, e o conjunto visitante aproveitou para criar algumas ocasiões de perigo. Destaque para cabeceamento de Tiago Silva ao ferro da baliza de Diogo Ferreira, aos 59 minutos.

A equipa visitante pressionava alto e a entrada de Tomás Peixoto trouxe velocidade ao lado direito do ataque portista. A subida de intensidade dos visitantes resultou e, em dois minutos, o FC Porto fez dois golos. José Afonso (75') e Mateus Mide (76') colocaram as àguias em sentido.

O resultado estava em causa, mas o título não. Até ao final, o FC Porto tentou o empate, mas sem sucesso. O remate de Gonçalo Pinto à barra, já no tempo de compensação, foi a última oportunidade do jogo.

O Benfica sagrou-se, assim, bicampeão nacional de juvenis e fez a festa no Seixal. É 21º título no escalão e o oitavo em 16 anos. Com duas jornadas ainda por disputar na fase de apuramento de campeão, os encarnados estão com 32 pontos somados, mais 11 que Sporting e FC Porto, e seguem invencíveis nesta fase (dez vitórias e dois empates).

Destaque para as exibições de Duarte Soares, capitão do Benfica, com duas assistências, e Francisco Silva, ponta de lança encarnado, que somou um golo e uma assistência neste encontro.