John Mousinho, o inglês de ascendência portuguesa que é líder da League One
John Mousinho (Foto: Imago)

John Mousinho, o inglês de ascendência portuguesa que é líder da League One

INTERNACIONAL25.09.202311:21

Jovem técnico do Portsmouth tem 37 anos e pendurou as botas a época passada no Oxford United, onde terminou a época como jogador-treinador

O Portsmouth, hoje o líder da League One (terceiro escalão do futebol inglês) ao cabo de nove jornadas (apesar de o 2.º ter um jogo a menos), é treinado por John Mousinho (de repente até parece José Mourinho, não é?), um ex-jogador de 37 anos, natural de Isleworth, pequena vila a oeste de Londres, a cerca de 40 minutos de automóvel da capital inglesa. Mousinho tem a curiosidade de dispor de dupla nacionalidade, inglesa e portuguesa, porque grande parte da família do pai tem origem em Lisboa.

John Mousinho fez carreira como jogador em equipas modestas, terminando a época passada como jogador-treinador do Oxford United (um histórico que na década de 80 competiu por três épocas na primeira divisão) antes de ingressar este verão no Portsmouth, como treinador principal. O Oxford é justamente o atual 2.º classdificado da League One, com menos um ponto, mas também menos um jogo. 

John Mousinho (Foto: Imago)

Outrora equipa com algumas ambições na Premier League, o Portsmouth chegou a contar com jogadores portugueses no plantel – Pedro Mendes, Manuel Fernandes, Ricardo Rocha… – e muitos internacionais ingleses e de outras nacionalidades como Teddy Sheringham, Peter Crouch, David James, Sol Campbell, Jermaine Defoe, Glen Johnson ou Andy Cole, ou ainda os estrangeiros Muntari, Lassana Diarra, Milan Baros, Kanu, Patrick Berger ou Yakubu, entre outros, muitos outros. 

Agora a tentar sair das ruas da amargura após queda no inferno das divisões secundárias (andou uma mão cheia de épocas na quarta divisão), o Portsmouth ambiciona chegar rapidamente ao Championship (a segunda liga inglesa) para aí estabilizar antes de atacar um eventual regresso à melhor liga de futebol do mundo – a Premier!

Tal como sucedeu na última década com muitos outros clubes de primeiras Ligas na Europa (alguns deles, caindo no abismo, tiveram mesmo de se refundar, como a boa e velha Fiorentina, em Itália), também o Portsmouth acusou os desvarios financeiros e não evitou a queda livre até à modesta quarta divisão do país.

Caminhos semelhantes estão a percorrer outras equipas com alguma história na Premier League (porventura forçadas a pagar excesso de ambição e seguramente condenadas por desnorte financeiro) como Middlesborough, Sheffield Wednesday, Stoke City, Blackpool, Charlton (onde jogou Jorge Costa), Wigan, Reading, entre tantos outros, tudo emblemas que tiveram os seus momentos nos principais palcos do futebol inglês e já há um par de anos seguem em ‘carruagens de 2.ª classe’.

John Mousinho na época passada como treinador-jogador do Oxford (Foto: Imago)

Pela mão do luso-britânico John Mousinho, espera, assim, o Portsmouth atingir o objetivo de estar na próxima época no Championship (segunda liga inglesa), um campeonato tremendamente competitivo, mas que assegura a subida à Premier League aos dois primeiros classificados e, ainda, ao vencedor de um play-off a discutir entre os quatro classificados seguintes.

Para já, o Portsmouth de Mousinho é a única das 24 equipas da League One que ainda não perdeu; tem cinco vitórias e quatro empates e recebeu e venceu (2-1) este sábado, 23 setembro, para a 9.ª jornada, o Lincoln City, atual 13.º classificado.

Portsmouth, onde deixaram marca, como referimos, alguns futebolistas portugueses, é uma cidade na costa sul de Inglaterra, a cerca de 120 quilómetros da capital Londres. Portsmouth tem quase 900 mil habitantes e destaca-se pelo importante porto marítimo.