22 abril 2024, 19:24
Jogo da Taça da Confederação Africana adiado devido a conflito político... gerado por camisola
Pormenor na camisola da equipa visitante levou a que partida entre USM Alger e RSB Berkane fosse adiada
USM Alger, da Argélia, foi eliminado da prova porque recusou entrar em campo para disputar a segunda mão da meia-final da prova contra o RSB Berkane
O RSB Berkane está na final da Taça da Confederação Africana, que vai jogar contra o Zamalek sem ter, sequer, jogado as meias-finais. O clube marroquino voltou a estar envolvido em polémica na segunda mão da meia-final contra o USM Alger, da Argélia, no domingo.
Recorde que a partida da primeira mão entre ambos, na Argélia, foi recheada de polémica. As autoridades argelinas apreenderam as camisolas do RSB Berkane por estas incluírem um pormenor, no peito, do mapa de Marrocos com uma zona do Saara Ocidental.
Com as camisolas apreendidas, o RSB Berkane recusou-se a jogar contra o USM Alger com outro equipamento e o jogo foi, inicialmente, adiado. Depois de analisados os factos, a Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu dar razão ao RSB Berkane e decretou a derrota por 3-0 do USM Alger, na primeira mão.
O território em questão é cerca de 80% controlado por marroquinos, que reivindicaram a zona do Saara Ocidental em 1957, quando ainda estava sob domínio colonial espanhol, e, posteriormente, anexaram este território em 1975. Ao mesmo tempo, esta região também é reivindicada por independentistas saarauís da Frente Polisário, um movimento político-revolucionário que é a favor da autonomia do território do Saara Ocidental. A Argélia apoia a Frente Polisário, considerando o território independente.
22 abril 2024, 19:24
Pormenor na camisola da equipa visitante levou a que partida entre USM Alger e RSB Berkane fosse adiada
Na partida da segunda mão, realizada em Marrocos, o mesmo pormenor do mapa voltou a dar que falar. Antes de começar a partida, o RSB Berkane publicou nas redes sociais algumas fotografias dos equipamentos que usaria e, mais uma vez, as camisolas em questão incluiam o polémico mapa de Marrocos com a zona do Saara Ocidental.
Não bastasse o equipamento, os adeptos da equipa da casa fizeram questão de exibir um tifo com esse mesmo mapa. Em resposta, o USM Alger recusou-se a entrar em campo, levando a que a CAF decretasse nova derrota por 3-0 do clube argelino e, por consequência, a passagem do RS Berkane à final da prova.