João Pedro Sousa: «É importante vencer este jogo para chegar ao nosso objetivo»
Técnico do Famalicão diz que, pela frente, vai ter um adversário muito organizado
João Pedro Sousa não esquece o objetivo que lhe foi proposto pelo clube, o 5.º lugar no campeonato, e, por isso, diz que é «importante vencer este jogo para atingir esse objetivo». Ainda assim, o treinador refere, na antevisão ao dérbi deste sábado, que a prioridade no imediato não é essa e que trocava a posição atual «pelo crescimento da equipa».
«Fui claro antes do início do campeonato. O objetivo que tínhamos, tendo em conta a proposta do clube foi, de facto, colocar a equipa no 5.º lugar e poder até chegar à final da Taça de Portugal. É importante conseguirmos vencer este jogo para irmos atrás desse objetivo, mas temos de ter muito cuidado, porque, paralelamente, existem outros objetivos. A nossa prioridade não é o quinto lugar - troco o lugar onde estou pelo crescimento da equipa -, mas sim a facilidade em conhecer os aspetos e o que estamos a implementar nos treinos», salienta.
O treinador fala das dificuldades provocadas pelas expulsões, mas não encontra um padrão. «Se existisse um padrão neste número elevado de expulsões poderia chegar a alguma conclusão. Mas, honestamente, custa-me chegar a alguma explicação porque há vários motivos para as expulsões. Não há um padrão concreto e, nos termos posicionais, não me parece que a equipa fique desequilibrada. Pouco mais do que uma situação circunstancial, existe um número exagerado de amarelos, poderá ser também por aí. Nem sequer a falta de experiência dos meus jogadores posso apontar. Mas condiciona sempre o jogo seguinte e são já seis expulsões e 12 jogadores penalizados», lembra.
Sobre o Gil Vicente… «O adversário é muito organizado. No seu processo ofensivo, tem muitas dinâmicas e explora os jogadores ao máximo. Tem uma capacidade de finalização muito grande. Portanto, nesse aspeto, vai criar-nos problemas, até pelo número de golos que tem no campeonato. Tem uma linha defensiva consistente na maior parte do tempo de jogo e isso é de louvar. Seguramente vai fazer um campeonato interessante. Cabe-nos a nós quebrar uma equipa organizada como o Gil. Temos de explorar esses aspetos.»