João Félix é a fonte de inspiração do irmão Hugo

Sub-19 João Félix é a fonte de inspiração do irmão Hugo

NACIONAL15.06.202320:19

A Seleção Nacional sub-19 continua a preparar a participação na fase final do Campeonato da Europa, que terá lugar em Malta entre 3 e 16 de julho.

O grupo orientado por Joaquim Milheiro encontra-se concentrado em Penafiel até dia 20 de junho, terça-feira, mudando-se dois dias depois para a Cidade do Futebol, onde trabalhará até 28 de junho, dia da partida para Valeta.

Esta quinta-feira, Hugo Félix foi o porta-voz da Seleção. O médio ofensivo dos quadros do Benfica sublinhou a importância deste torneio para esta geração.

«Não tivemos a possibilidade de disputar o Europeu sub-17 [devido à pandemia], pelo que este vai ser o nosso primeiro momento importante. Prometemos dar tudo em campo para representar bem Portugal», declarou o criativo aos canais da Federação Portuguesa de Futebol.

Um dos segredos para alcançar o êxito podem ser os laços que os jogadores criaram ao longo dos anos.

«Este é um grupo com muito talento, estamos juntos desde os sub-15, somos uma grande família e uma grande equipa. Temos muita química! Acho que isto nos vai ajudar», expressou Hugo Félix, agradado com a exigência do treinador nacional: «É muito exigente, mas isso faz-nos muito bem. E principalmente agora que viemos de férias tem de ser mais exigente, com dois treinos por dia, mais fortes. Tem de ser assim.»

Hugo Félix tem 19 anos e múltiplos sonhos para concretizar. Os seus olhos brilham quando fala do irmão, João, que já alcançou o estrelato, uma referência que o inspira todos os dias.

«O meu irmão é a minha maior referência, sim. O meu objetivo é chegar à Seleção A e à equipa principal do Benfica. É para isso que trabalho todos os dias», afirmou o médio ofensivo, deixando ainda, com manifesta confiança, a sua autoavaliação: «Sou um jogador muito bom entre linhas, muito forte nas bolas paradas, que consegue fazer muito bem o último passe e com uma grande finalização também.»

Portugal foi sorteado no Grupo A, defrontando Polónia (3 de julho), Itália (6 de julho) e Malta (9 de julho). O Grupo B é composto por Islândia, Grécia, Noruega e Espanha.

Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para as meias-finais.

Portugal conquistou o título europeu sub-19 em 2018 – e conta com mais três antes da renomeação da competição em 2002 (1961, 1994 e 1999, os dois últimos sub-18).

Recorde a lista de convocados de Joaquim Milheiro para o Europeu — o número será reduzido para 20 antes da partida para Malta:

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting), João Carvalho (SC Braga) e Gonçalo Ribeiro (FC Porto);

Defesas: David Monteiro (Sporting), Martim Marques (Sporting), Hugo Oliveira (Famalicão), Luís Gomes (FC Porto), António Ribeiro (FC Porto), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Esteves (Sporting) e Martim Fernandes (FC Porto);

Médios: Yanis da Rocha (Troyes), Nuno Félix (Benfica), Gustavo Sá (Famalicão), Samuel Justo (Sporting), André Neves (Gondomar), Diogo Prioste (Benfica) e João Vasconcelos (SC Braga);

Avançados: Carlos Borges (Manchester City), Hugo Félix (Benfica), Diego Moreira (Benfica), Jorge Meireles (FC Porto), Rodrigo Ribeiro (Sporting) e Miguel Falé (SC Braga).