Vitória de Guimarães João Aroso estreia-se na Liga
Pouco mais de um ano depois de chegar ao castelo, João Aroso vai, finalmente, ter a oportunidade de exercer o papel de treinador principal, fazendo tudo aquilo que, até ao passado fim de semana, competia a Moreno Teixeira.
Hoje vai estar na sala de imprensa para fazer a antevisão ao encontro com o Gil Vicente e amanhã, dia em que se estreia em jogos da Liga, vai ser o responsável por escolher o onze, no qual não são previsíveis quaisquer mexidas.
Em equipa que ganha não se mexe. Esta é uma frase muito batida no mundo do futebol e que João Aroso deverá levar à letra, por diversas razões. Primeiro, porque também era parte integrante da equipa técnica liderada por Moreno Teixeira, e mudar apenas por opção seria desde logo algo bastante estranho; depois, porque, mantendo a estrutura em 3x5x2, os conquistadores venceram o Estrela da Amadora, na Reboleira, por 1-0, na jornada inaugural da Liga, com uma formação diferente daquela que havia defrontado o Cejle na 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência e onde entraram Bruno Gaspar, Manu Silva, Jorge Fernandes e Zé Carlos.
Deste modo, e depois de uma semana de trabalho diferente, marcada pela saída de um treinador - que teve sempre o reconhecimento dos jogadores ao longo da temporada passada assim como no arranque desta- e também afetada pela dúvida constante sobre quem será o sucessor, João Aroso terá de reunir o grupo à sua volta e assegurar-se de que, além do trabalho realizado no campo, também existe uma forte força mental para assegurar mais três pontos para os conquistadores.
Para João Aroso, 50 anos, esta será uma jornada que ficará registada em termos pessoais. A carreira como treinador é longa, tendo passado por diversos clubes e seleções, no papel de responsável máximo ou na condição de adjunto, mas nunca teve a oportunidade de ser na verdade treinador principal de uma formação da Liga e isso vai acontecer amanhã à tarde.
Como se encontra de forma provisória no castelo, conforme o Vitória anunciou através do site oficial, depois deste jogo logo se verá aquilo que o destino lhe reserva.
E novo treinador?
A semana acaba sem existirem novidades sobre o sucessor de Moreno Teixeira. O anterior treinador oficializou a saída no último domingo, no final do jogo com o E. Amadora, mas já tinha comunicado ao presidente da SAD, António Miguel Cardoso, a intenção de deixar o cargo dias antes de a equipa viajar para a Reboleira.
De imediato foram realizados contactos no sentido de contratar um novo treinador e o brasileiro Paulo Turra foi abordado para cruzar o Atlântico e voltar a entrar no castelo, onde foi jogador há quase 20 anos. As negociações com Paulo Turra entraram num impasse, mas o brasileiro continua a ser a primeira opção do Vitória.