Jéssica Silva destaca equipa de Portugal: «Cada uma de nós aporta algo diferente»
Experiente internacional apontou os benefícios da variedade de estilos e características de cada uma das convocadas para a Seleção Nacional; enaltece evolução do futebol feminino em Portugal e garantiu estar preparada para a segunda metade da temporada
Apenas quatro dias após ter integrado o estágio que a Seleção Nacional realiza na Cidade do Futebol, integrada no grupo de sete atletas que se juntou à equipa após a realização da primeira partida de preparação, ante a República Checa, Jéssica Silva foi a porta-voz de Portugal.
«Acho que cada jogadora acrescenta, de alguma forma, ao grupo», começa por indicar a internacional portuguesa, confrontada com aquela que, muito provavelmente, será a convocatória mais internacional da seleção feminina, já que inclui 30 jogadoras oriundas de nove campeonatos – incluindo Ana Dias, livre desde que deixou os russos do Zenit.
«Independentemente dos campeonatos que estejamos a disputar, cada uma de nós aporta algo diferente e o que o professor Francisco tenta fazer é potenciar as diferentes capacidades de cada uma», explicou a virtuosa extremo, que enaltece os méritos das novas jogadoras, que se estreiam às ordens do selecionador, sendo que três delas – Nelly Rodrigues, Maria Alagoa e Beatriz Fonseca – já cumpriram a estreia frente à República Checa.
«O professor, o nosso selecionador, tem procurado sempre dar oportunidades às miúdas mais novas. Isto é um espaço aberto, de excelência, mas a verdade é que o futebol em Portugal está a evoluir, temos cada vez mais miúdas e raparigas a jogar e com muita qualidade», destacou, muito feliz com as condições de trabalho que lhe são proporcionadas na Cidade do Futebol e o espaço da Seleção Nacional, que considera «uma casa» e «uma família».
Jéssica, que contabiliza 108 internacionalizações por Portugal, assinalou mesmo que o futebol feminino português está «em boas mãos». «É uma evolução tamanha, muito grande, em pouco tempo e todos, qualquer interveniente desportivo à volta do futebol feminino percebe que Portugal está em boas mãos, as coisas estão a ser bem feitas e há que dar continuidade a esse processo», comentou, antes da sessão de treino matinal e na qual participou, sem qualquer limitação, tal como as restantes 22 jogadoras convocadas.
Jéssica garantiu estar pronta para contribuir para o êxito de Portugal e do Benfica, que lidera o campeonato, está qualificadas para a final da Taça da Liga, também para as meias-finais da Taça de Portugal e ainda para os quartos de final da Liga dos Campeões. «Nós, a minha equipa, o Benfica, tem um calendário meio apertado, com jogos de exigência elevada, mas lá está, isto é o futebol, aquilo a que estamos sujeitas», reagiu com naturalidade.
«Queremos é jogar e estar lá dentro», rematou, por fim, a jogadora que já competiu em nações como Suécia, Espanha, França e EUA, apostada em juntar mais títulos ao seu recheado currículo. Antes, porém, deverá somar mais uma internacionalização por Portugal ao participar – muito provavelmente como titular - no embate de preparação frente à Coreia do Sul, agendado para esta terça-feira, pelas 18.15 horas, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.