Tatiana passa testemunho: «Temos o papel de integrar as novas jogadoras»
Experiente médio agradada por receber novas companheiras na Seleção Nacional feminina; regressa esta sexta-feira ao seu clube, o Brighton, com o dever cumprido
O treino realizado esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, foi especial para a Seleção Nacional feminina, que contou pela primeira e única vez com (quase) todas as jogadoras convocadas para este estágio de preparação em simultâneo.
O apronto matinal constituiu o primeiro para Inês Pereira, Andreia Faria, Carole Costa, Jéssica Silva, Andreia Jacinto, Fátima Pinto, que se juntaram à concentração para defrontar a Coreia do Sul, na próxima terça-feira. Ao mesmo tempo, a mesma sessão serviu como uma mudança de turno e despedida para Catarina Amado, Carolina Mendes, Ana Capeta, Dolores Silva, Tatiana Pinto e Ana Borges (esta última foi a única ausente), que regressaram aos respectivos clubes.
Nesse sentido, 29 jogadoras treinaram, sem limitações, às ordens de Francisco Neto e, no final, Tatiana Pinto falou à imprensa presente, mostrando-se feliz por ser também, cicerone para várias companheiras recém-chegadas.
«Para nós, é sempre bom recebê-las da melhor forma. Acho que se sentem à vontade, integradas e esse é também o nosso papel aqui. Temos um papel de integrá-las da melhor forma que sabemos. Para nós, é muito bom que elas venham com energia, com dinâmicas diferentes, e nós, mais velhas, temos muito a aprender com elas», transmitiu a médio, internacional portuguesa por 112 ocasiões.
Tatiana Pinto mostrou-se agradada com a capacidade demonstrada por Portugal no primeiro jogo deste duplo compromisso de preparação para a fase de apuramento para o Euro 2025, com vitória sobre a República Checa (3-1).
«Tivemos realmente uma entrada muito forte no jogo contra a República Checa. Acho que tem de ser essa a linha a manter nos próximos jogos, porque realmente nos primeiros dez e vinte minutos já estávamos a ganhar», vincou, depois de contribuir para mais uma vitória de Portugal. Segue-se agora uma passagem de testemunho: Tatiana regressa ao Brighton, de Inglaterra, para dar continuidade a mais uma época regular.
Desde 2016 que a centrocampista de 29 anos cumpre pelo menos 20 jogos oficiais numa temporada, numa prova de regularidade que muito a orgulha e que garantidamente repetirá esta época, pois soma já 20 partidas em Inglaterra.
«Acho que diz muito da consistência que tenho desde esse tempo e do que faço para me manter ao mesmo nível ou chegando a casa vez tentar chegar um pouco mais alto. Quem me conhece, sabe perfeitamente o que sou», avaliou, por fim.