Itália bate Brasil no Mundial sub-20

FIFA Itália bate Brasil no Mundial sub-20

INTERNACIONAL22.05.202300:56

A Itália venceu o Brasil por 3-2, no jogo grande do segundo dia do Campeonato do Mundo sub-20 da FIFA - que se iniciou sábado e decorre até 11 de junho na Argentina -, encontro da 1.ª jornada do Grupo D da competição, disputado na noite deste domingo em Mendoza.

O médio da SPAL (equipa da Série B italiana, segunda divisão) Matteo Prati, de 19 anos, inaugurou o marcador aos 11’, com a ‘squadra azzurra’ a selar confortável vantagem na primeira parte, graças a um ‘bis’ de Cesare Casadei aos 28’ (2-0) e 35’ (3-0). Os sul-americanos reagiram no segundo tempo e, se não foram a tempo de evitar o desaire, atenuaram os números e, para já, salvaram a face, graças a um 'bis' de Marcos Leonardo, aos 72' (3-1) e 87' (3-2), devolvendo emoção aos minutos finais do embate.

No outro jogo desta 1.ª jornada do Grupo D, disputado antes igualmente no Estádio de Mendoza, a República Dominicana superiorizou-se à Nigéria por 2-1. Edison Azcona, na conversão de uma grande penalidade (23’) adiantou os dominicanos no marcador (1-0), mas aos 31’ Guillermo de Pena igualou para a Nigéria, num lance de infelicidade: um autogolo do jogador dominicano. O tento da vitória (2-1) surgiu aos 71’, marcado por Samson Lawal.

Com estes resultados, Itália e República Dominicana lideram o Grupo D, ambas com três pontos, enquanto Nigéria e Brasil seguem na terceira posição, ainda sem pontuar.

Se a Argentina, país anfitrião, é recordista de vitórias no Mundial sub-20, com seis triunfos, é bom recordar que o ‘escrete canarinho’ já levantou a taça em cinco ocasiões: 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011. Já a Itália, que venceu e convenceu neste dia ante os sul-americanos, e que é campeã da Europa de futebol de seniores - venceu o Euro 2020, disputado em 2021 – nunca fez melhor do que… um terceiro lugar, em 2017, a que soma uma quarta posição em 2019.

Nos outros dois jogos do dia, e para a 1.ª jornada do Grupo C, em La Plata a Colômbia estreou-se na competição com uma vitória sobre Israel, por 2-1. Dor Turgeman inaugurou o marcador para os israelitas (1-0) aos 57’, mas Óscar Cortés igualou (1-1) para os sul-americanos aos 74’, com os ‘cafeteros’ a chegarem ao triunfo (2-1) no último minuto (90’), graças a um golo de Puerto Molano.

Também em La Plata, e para a 1.ª jornada do Grupo C, o Japão bateu o Senegal por 1-0, com um golo de Kuryu Matsuki aos 15’ a decidir tudo. Com estes resultados, Colômbia e Japão lideram o Grupo D após a 1.ª jornada, cada um deles com três pontos, Israel e Senegal repartem a terceira posição, sem pontos.

Depois de, no sábado, dia 20 do corrente mês, Argentina e Nova Zelândia terem vencido os seus jogos na estreia no Grupo A (Uzbequistão e Guatemala ainda sem pontos), enquanto que, no Grupo B, Eslováquia e EUA também venceram – três pontos, cada uma destas seleções – diante de Equador e Fiji (sem pontos, ainda, ambas), na segunda-feira, dia 22, estreiam-se em prova, e na fase de grupos, as derradeiras oito das 24 seleções que tentam chegar a um título que Portugal, recorde-se, com Carlos Queirós ao leme, venceu em 1989 e 1991.

Assim, na segunda-feira, dia 22, e para a 1.ª jornada do Grupo F, vão defrontar-se, em Mendoza, França e Coreia do Sul (19 horas de Portugal continental), e, depois, Gâmbia e Honduras (22 horas). Em La Plata, estreiam-se também as quatro seleções do Grupo E, com a Inglaterra a defrontar a Tunísia (19 horas de Portugal continental) e o Uruguai a medir forças com o Iraque (22 horas de Portugal continental).