Guarda-redes sai da baliza, confusão na área e o líder AVS perdeu assim (vídeo)
AVS-Oliveirense. Foto: instagram @afs_viladasaves

Guarda-redes sai da baliza, confusão na área e o líder AVS perdeu assim (vídeo)

NACIONAL05.11.202313:04

Oliveirense venceu graças ao golo único de Zé Pedro, aos 67 minutos

A Oliveirense venceu, este domingo de manhã, no terreno do AVS, naquela que foi a primeira derrota do atual líder da Liga 2.

O Aves SAD pagou com a primeira derrota na Liga 2 aquela que foi talvez a exibição caseira mais cinzenta da época. A 1.ª metade não deixou grandes saudades a ninguém. À parte da boa entrada em campo do Aves SAD, que nos 10 minutos iniciais controlou as operações no meio campo contrário ainda que sem fazer grandes ameaças à baliza, o jogo ficou dividido e foi-se arrastando de forma amarrada e com pouco interesse. 

Não obstante esta monotonia, o golo pairou sobre as balizas num par de ocasiões. A primeira por intermédio de John Mercado, que ao minuto 33 aparece ao segundo poste a rematar o esférico a milímetros do poste após um cruzamento com conta peso e medida de Alaba na direita. No período de compensação foi a vez da Oliveirense estar muito perto de abrir o marcador, quando na sequência de um raro desentendimento da dupla de centrais avense a bola ressaltou em zona proibida para Guirassy, que atirou pouco ao lado. 

Na 2.ª parte, a partida continuou a ser desenrolada sob o signo do equilíbrio, mas com a particularidade de passar a ser jogada com mais intensidade de parte a parte. O jogo tornou-se mais aberto e emotivo, com remates perigosos a surgirem numa e noutra baliza. Aos 68 minutos no melhor pano caiu a nódoa. Uma saída em falso de Pedro Trigueira, que a par do seu colega de posto do outro lado do campo estava a ser decisivo para a manutenção do nulo, foi aproveitada por Zé Pedro para adiantar a Oliveirense. 

Jorge Costa mexeu então na equipa, reforçou o ataque, mas eram os homens de Oliveira de Azeméis que em transição continuavam a lançar o pânico junto na aproximação às áreas. Mais com o coração do que com a cabeça o Aves SAD tentou de todas as formas e feitios chegar ao empate, mas não evitou a surpresa. 

No último lance do jogo, o guarda-redes Trigueira foi à área da Oliveirense tentar o empate, e quase marcava um golo de belo efeito:

Com este resultado, o AVS continua líder destacado da Liga 2, com 22 pontos, mas perdeu uma oportunidade de aumentar a vantagem para os segundos, Nacional e Santa Clara, que empataram nesta jornada.

A classificação da Liga 2:

Treinadores:

Jorge Costa (Aves SAD): «Sabíamos que algum dia íamos perder, mas queria que fosse num jogo em que houvesse mérito do adversário e não demérito nosso. Individualmente não estivemos no melhor nível. Perdemos por falta de eficácia coletiva. Vamos seguir em frente, fazer o nosso trabalho e vamos ser felizes».

Fábio Pereira (Oliveirense): «Jogo bastante repartido. Os meus miúdos foram valentes e corajosos. Vínhamos de um mês complicado e eles deram uma boa resposta. Só pecámos em momentos de transição em que não matamos o jogo, pois tivemos oportunidades para isso».