Gonçalo foi apenas… Franco: o sexto lugar é dos cónegos (crónica)
Cónegos foram mais fortes que os gansos e saíram de Rio Maior com muitos motivos para sorrir. (Foto: Carlos Barroso/LUSA)

Casa Pia-Moreirense, 0-1 Gonçalo foi apenas… Franco: o sexto lugar é dos cónegos (crónica)

NACIONAL12.05.202422:00

Golaço do médio selou triunfo e objetivo(s) dos minhotos; Taça da Liga da próxima época segura; gansos estiveram abaixo do habitual

Sexto lugar na Liga assegurado e presença na próxima edição da Taça da Liga confirmada. Foi com estes objetivos que o Moreirense saiu, ontem, de Rio Maior. Para o efeito, os cónegos contaram com um Gonçalo que apenas quis ser… Franco: foi o golaço do médio que soltou a festa rija que foi bem audível no balneário.

Pouco depois da meia hora, e já depois de várias ameaças à baliza de Lucas Paes – Yuki Soma, aos dois minutos, teve nos pés a única situação clara de golo dos gansos na primeira parte -, o jovem médio do emblema de Moreira de Cónegos deu o melhor seguimento a um cruzamento da direita de Fabiano e, de primeira, sem deixar bater, atirou de pé esquerdo par o fundo das redes. Que bela forma de se estrear a marcar na presente edição do campeonato!

O Casa Pia realizou uma exibição bastante aquém do que já demonstrou – até ao contrário do que era expectável, uma vez que a permanência, principal objetivo da época, estava já selada - e, pese embora alguma subida de produção na etapa complementar, a verdade é que os comandados de Gonçalo Santos nunca souberam definir da melhor forma no último terço. Com isso, escassearam as oportunidades e o empate foi quase sempre uma utopia.

Não foi, pois, de estranhar que o Moreirense até baixasse um pouco o seu bloco, espreitando as transições, sendo que foi, precisamente, em contra-ataque que os minhotos dispuseram de algumas situações para acabar de vez com a história do jogo, com especial enfoque no lance protagonizado já em período de compensação, quando Vinícius Mingotti, na sequência de um cruzamento da direita de Kodisang, deixou a barra da baliza casapiana a abanar.

É da mais elementar justiça reforçar a qualidade da época do Moreirense, uma equipa que regressou esta temporada à elite nacional. Que grande trabalho, mister Rui Borges!