Golo de Kelvin e vitória sobre Sporting: os melhores momentos do Dragão para Pinto da Costa
O Estádio do Dragão está prestes a comemorar 20 anos - a 16 de novembro - e o presidente do FC Porto fez questão de recordar os momentos que mais o marcaram na nova casa dos dragões.
Numa mensagem divulgada pelo Porto Canal, Pinto da Costa destaca o golo de Kelvin frente ao Benfica, em 2013, e a vitória sobre o Sporting em contexto de pandemia: «Vivemos momentos de enorme felicidade como o golo do Kelvin ao Benfica, que só foi tão importante porque nos permitiu chegar a um título que muitos já davam como perdido, enquanto nós continuávamos a sonhar e a lutar. Mas a vitória que mais quero destacar é a de 15 de julho de 2020, frente ao Sporting, que nos deu o campeonato do primeiro ano da pandemia. Foi conseguido num contexto muito difícil, com o estádio vazio, mas com os poucos que podiam lá ir a sentirem o conforto de quem estava em casa e o apoio de quem tinha sempre lá o coração.»
Na mesma mensagem, o presidente portista aproveita para sublinhar «esse foi um dos títulos mais especiais dos dez que já foram ganhos com o Sérgio Conceição, o treinador mais vitorioso da história do FC Porto, insuperável na ambição e na competência».
Mas Pinto da Costa não se esquece de outro treinador marcante para a nova era do Dragão: «Durante os primeiros meses de vida do Dragão fomos campeões nacionais, da Europa e do mundo. Para muitos era inimaginável, para mim foi a concretização de uma grande ambição pela qual lutámos juntos enquanto clube. E não posso deixar de destacar uma figura marcante deste período: José Mourinho, um treinador à Porto, que soube assumir os valores do clube e aplicá-los no campo graças a uma inteligência muito acima de média.»
Pinto da Costa aproveitou ainda para criticar quem tentou «travar» o novo estádio do FC Porto «de forma mesquinha». «Não posso esquecer o papel do então Presidente da República, Jorge Sampaio, para pôr fim ao que chegou a parecer um bloqueio irremediável. Não o fez motivado por clubismo, mas por ser um homem sério e saber o que era melhor para o país. Também foi graças a ele que o Dragão nasceu», afirmou.