FC Porto: o que tenciona fazer o Barcelona com a opção de recompra de Nico González

NACIONAL25.12.202418:03

Catalães têm até 30 de junho de 2025 para resgatar o centrocampista ao FC Porto, mas não manifestam essa intenção. Jogador associado ao Liverpool, mas está seguro no Dragão, onde bate recordes de golos e assistências na época em curso

Numa altura em que surgem rumores do interesse do Liverpool na contratação de Nico González, A BOLA sabe que o médio continua (bem) seguro no Dragão e que o Barcelona, que pode exercer por 30 milhões de euros da opção de recompra do seu passe, não manifestou qualquer intenção nesse sentido junto da SAD liderada por André Villas-Boas.

Nico González ganhou uma nova vida ao serviço dos dragões, primeiro com Sérgio Conceição e agora com Vítor Bruno, sendo um dos indiscutíveis do meio-campo, ele que até começou a época a jogar mais adiantado, próxima da baliza contrária e nas costas do ponta de lança.

Apesar de ter deixado a Catalunha, o cordão umbilical de Nico González com o clube culé não está ainda cortado de vez, já que aquando da venda do passe do internacional sub-21 espanhol ficou acertado entre os dois clubes que o Barcelona teria uma opção de recompra dos direitos económicos do jogador, e pode exercê-la até junho de 2025.

Mesmo tendo em conta o excelente desempenho do espanhol até ao momento em 2024/2025, com um registo notável de cinco golos e quatro assistências em 24 partidas —, A BOLA sabe que o Barcelona mantém-se atento à carreira do centro-campista, mas não estará disposto a desembolsar a verba de 30 milhões de euros para resgatar o seu antigo futebolista, ele que nas duas últimas épocas ganhou uma maior dimensão futebolista e relevo na equipa azul e branca, tendo mesmo nesta altura o estatuto de titular indiscutível.

Sente-me muito feliz no Dragão

De Camp Nou para o Estádio do Dragão: Nico González chegou ao Porto no verão de 2023, tendo assinado um contrato válido até junho de 2028 e ficado preso por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Na altura, o FC Porto acordou com o Barcelona o pagamento de 8,4 milhões de euros pela totalidade do passe, sendo que o emblema catalão terá direito a receber 40 por cento da mais valia obtida numa futura transferência. O Barcelona ficou ainda, como demos conta, com um opção de recompra dos direitos do jogador por 30 milhões de euros, até 30 de junho de 2025.

Nos últimos dias o portal «Anfield Watch», que segue atentamente o Liverpool, revelou que o clube inglês está interessado em Nico González. Os reds têm tido 'scouts' em vários jogos dos dragões e estarão entusiasmados com o médio de 22 anos do FC Porto, segundo a mesma publicação.

A intenção inicial do Liverpool seria a de contratar Martín Zubimendi à Real Sociedad no mercado de verão, mas não houve entendimento e agora surge também o interesse no espanhol do FC Porto.