Antevisão Gil Vicente-Rio Ave: Equipas com diferentes estados de alma
Minhotos querem voltar a ganhar no campeonato; vila-condenses desejam continuar na retoma classificativa após vencerem o Rio Ave
São duas equipas com estados de alma completamente díspares as que se vão defrontar esta tarde, no Estádio Cidade de Barcelos. De um lado teremos um Gil Vicente empenhado em regressar aos triunfos e apostado em fazer valer do fator caso um aspeto que pode pesar na balança do encontro. A equipa de Vítor Campelos continua a praticar um bom futebol, mas as exibições nem sempre têm sido acompanhadas de triunfos, ainda que na condição de visitado os galos apenas têm perdido esta época para a Liga diante do Benfica.
Depois da vitória em Barcelos diante do Casa Pia, o Gil Vicente nunca mais venceu, perdendo em Chaves, empatando em casa diante do SC Braga e sendo novamente derrotado em Famalicão por 3-1.
Do outro lado estará um Rio Ave que respira um pouco melhor após o triunfo caseiro diante do Boavista. A equipa de Luís Freire interrompeu com os axadrezados um ciclo de oito (!) jogos sem vencer na Liga, ou seja, apenas somou os três pontos na primeira jornada e só voltou a repetir essa proeza à décima, diante da pantera. Para somar pontos e escapar à fatídica zona de despromoção, os vila-condenses necessitam desta tarde continuarem a amealhar um triunfo para se manterem com a cabeça à tona e não deixaram cavar um fosso para quem segue na sua frente, sob pena de ser depois difícil recuperar.
O Rio Ave, em caso de triunfo, terá o aliciante de poder ultrapassar a equipa de Vítor Campelos, uma vez que estão somente separadas por três pontos.
Gil Vicente
Sistema: 4x2x3x1
Onze provável: Andrew; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes e Leonardo Buta; Pedro Tiba e Roan Wilson; Fujimoto, Maxime Dominguez e Murilo; Baturina.
Treinador: Vítor Campelos
A FIGURA -- MAXIME DOMINGUEZ
Chegou no verão como um perfeito desconhecido, mas sob a orientação técnica de Vítor Campos tem sobressaído na zona do meio-campo, onde pode jogar com qualidade em qualquer posição desse setor. Tem ainda o aliciante de marcar golos -- neste momento soma cinco na Liga -- e de dar um toque de classe ao futebol praticado pelos gilistas, que não tem sido acompanhado de vitórias na competição.
Lesionados: Alipour, Félix Correia e Depor.
Jogadores à bica: Zé Carlos e Gabriel Pereira.
O que diz o treinador, Vítor Campelos: «Temos cometido erros individuais que nos têm custado pontos e temos que corrigir isso, mas os jogadores não são máquinas. O 'fator casa', com o conforto dos nossos adeptos, pode ser a explicação de termos mais pontos aqui do que fora. Acreditamos em todos os jogadores e vamos continuar a trabalhar para amanhã [hoje] fazermos um bom jogo porque queremos muito ficar com os três pontos».
Rio Ave
Sistema: 3x4x3
Onze provável: Jhonatan; Josué, Anderllan Santos e Miguel Nóbrega; Costinha, Guga, Amine e Fábio Ronaldo; Boateng, Bruno Ventura e André Pereira.
Treinador: Luís Freire
Lesionados: Joca
A FIGURA -- COSTINHA
Com quatro golos, o lateral-direito está a realizar uma boa temporada, ele que no defeso foi associado ao FC Porto. A beneficiar do facto de o Rio Ave jogar com uma linha de três centrais preferencialmente, o jovem goza de uma liberdade total do treinador Luís Freire para avançar nos terrenos mais adiantados e surgir amiúde em zonas de finalização. Está um jogador amplamente mais maduro e com excelentes movimentações, tanto no jogo exterior como interior. Continua a despertar cobiça em Portugal e no estrangeiro.
O que diz o treinador, Luís Freire: «Conseguir a segunda vitória consecutiva é muito importante. Temos essa motivação grande, temos de ter uma mentalidade forte, vamos ter um adversário difícil, mas acreditamos que estamos a começar um ciclo novo e queremos pontos e vitórias».