Gil Vicente-Moreirense: duelo entre equipas em momentos diferentes mas com objetivos semelhantes
Estádio Cidade de Barcelos (@GilVicente_fc)

ANTEVISÃO Gil Vicente-Moreirense: duelo entre equipas em momentos diferentes mas com objetivos semelhantes

NACIONAL11.12.202308:00

Gilistas e cónegos estão em zonas opostas na classificação, mas ambos lutam pela manutenção

O jogo entre o Gil Vicente e o Moreirense fecha a jornada 13 da Liga Portugal e ambas as equipas vêm de jogos com dois dos três primeiros classificados, mas com resultados diferentes, um com uma derrota e outro com um empate com sabor a vitória. 

A recente prestação de ambos em termos de resultados reflete também a respetiva posição na tabela classificativa, com o Moreirense a ocupar o sexto lugar, e o Gil Vicente em 14.º, com apenas mais um ponto que o lanterna-vermelha, o Arouca

As duas equipas estão separadas por 10 pontos e, em caso de vitória ou empate dos gilistas, a equipa de Vítor Campelos subiria na classificação, algo que não aconteceria para a equipa de Rui Borges.

Relativamente ao confronto direto entre as duas equipas, o último desaire cónego com os galos para a Liga foi em setembro de 2012. Na altura, os gilistas, treinados por Paulo Alves, técnico que conquistou na temporada passada a Liga 2 ao serviço da formação de Moreira de Cónegos, triunfou por 4-3. Nestes onze anos, o Moreirense venceu seis dos dez duelos, com os restantes quatro jogos a acabarem empatados.

Gil Vicente

No último jogo, o Gil Vicente perdeu em Alvalade por 3-1 com o Sporting, apesar de até ter começado a ganhar com golo do seu capitão, Rúben Fernandes. Os gilistas não vencem há cinco jogos, mas em casa a situação é diferente: três vitórias (Portimonense, Estoril e Casa Pia), dois empates (SC Braga e Rio Ave) e apenas uma derrota com o Benfica por 3-2. Em seis jogos no Estádio Cidade de Barcelos, a equipa marcou 18 golos, algo que a equipa de Vítor Campelos vai ter de ter em atenção. 

Equipa provável (4x3x3): Andrew; Kiko; Rúben Fernandes e Gabriel Pereira; Zé Carlos; Pedro Tiba e Maxime Dominguez; Martim Neto; Murilo; Fujimoto; Baturina

Lesionados: Stanislav Kritsyuk e Depú

Castigados: -

A figura: Rúben Fernandes

O experiente central de 37 anos marcou o seu primeiro golo da época no último jogo... e logo em Alvalade frente ao Sporting. O capitão dos gilistas participou em 14 dos 15 jogos esta temporada, falhando apenas o jogo com o Serpa para a Taça de Portugal (por opção técnica) e é totalista no campeonato (jogou todos os minutos). O ex-Portimonense e Estoril já vai na quinta temporada consecutiva no Gil Vicente, está no clube desde que os galos regressaram à primeira divisão portuguesa, e não promete abrandar tão cedo.

«Prevejo uma partida de grande qualidade, principalmente porque o Moreirense está a fazer um bom campeonato.»

Vítor Campelos passou brevemente pelo cargo de treinador do Moreirense na temporada 2019/20, onde participou em 17 jogos e acumulou cinco vitórias. O técnico português saíu do clube a meio da época e rumou à Arábia Saudita, antes de regressar (alguns meses depois) à liga portuguesa, por mão do Chaves.

Moreirense

O Moreirense conseguiu um valioso ponto no último jogo em casa frente ao Benfica. Os cónegos conseguiram aguentar a ofensiva dos encarnados e empataram a zero, dando seguimento aos bons resultados nesta temporada. A equipa de Rui Borges não perde há sete jogos e a última derrota foi precisamente com o Sporting, tal como o Gil. Para além dos leões, as outras duas derrotas para o campeonato foram apenas com SC Braga e o FC Porto, de resto pontuaram sempre.

Equipa provável (4x3x3): Kewin; Pedro Amador; Marcelo e Maracás; Fabiano; Gonçalo Franco e Rúben Ramos; Alan; Madson; Kodisang; André Luís

Lesionados: Alhassane Sylla e Hernâni Infande

Castigados: -

A figura: André Luís

O jogador brasileiro foi um elemento muito importante no regresso do Moreirense à principal divisão do futebol português e na conquista do título de campeão da Liga 2, marcando 14 golos em 27 jogos na temporada passada. Esta época os números não têm sido tão impressionantes, mas a verdade é que o nível também subiu. Mesmo assim foram quatro golos em doze jogos, sendo que dois desses golos vieram nos últimos dois jogos antes do empate frente ao Benfica. Mas destaque para este dado: André Luís ainda não falhou nenhuma partida esta temporada e só não em campo em 17 minutos dos 1260 minutos possíveis pelo Moreirense.

«O Gil Vicente é uma equipa que tem sido mais forte em casa e que faz muitos golos»

Rui Borges substituiu Paulo Alves, que foi o homem responsável pelo título de campeão da Liga 2 e a subida de divisão na época passada, e está a fazer um bom trabalho até agora. Prova disso foi a recente renovação de contrato, que demonstra a confiança que a direção do Moreirense tem nele e que liga o português ao clube até 2026.