Francisco Neto: «Todo o jogo tem de ser encarado como uma final»
Carole Costa de regresso, Diana Silva a principal ausência.
Francisco Neto anunciou as convocadas para a dupla jornada com a Noruega e França. O selecionador português começou por comentar a ausência de Diana Silva e dois regressos: «A Diana está fora, por motivos pessoais, mas em fevereiro, em princípio, estará connosco. A Carole é o regresso de uma das mais internacionais. A Ágata Pimenta é uma jogadora que temos vindo a acompanhar, pois tem feito um percurso muito interessante.»
Francisco Neto fez depois uma análise às adversárias desta dupla jornada: «A Noruega alterou o treinador em setembro e tem vindo a crescer nos seus desempenhos. Nesta convocatória tem vários regressos como Ada (Lyon) e Caroline Hansen (Barcelona), duas jogadoras que aportam muita qualidade e experiência. É uma equipa que procura assumir o jogo e alternar as situações. Será um jogo de muitos duelos. A França é uma equipa mais dominadora e tem dominado todos os seus jogos, nesta fase de grupos.”
Portugal tem três pontos, a Noruega tem um. Questionado sobre se este jogo pode ser encarado como uma final, Francisco Neto atirou: «É uma competição apenas com seis jogos e sabemos que haverá decisões até final. Todo o jogo tem que ser encarado como uma final. Tem sido esta a atitude que temos apresentado dentro do campo. Infelizmente esta última dupla jornada não nos correu ao nível daquilo que foram os resultados, nem da forma como nos achávamos desportivamente dentro de campo. Não podemos esconder a importância de um jogo contra um adversário direto. »
Relativamente aos objetivos das navegadoras, Francisco Neto foi direto: «O primeiro objetivo era a manutenção na primeira divisão, o segundo era ir ao play-off, esse já não conseguimos.»
As últimas convocatórias de Francisco Neto têm tido algumas alterações. O selecionador comentou: «É parte do processo. Nós fazemos a nossa avaliação. Há sempre um núcleo duro, devido à nossa impossibilidade de ter muito tempo de treino, faz sentido manter o núcleo duro. Ficamos contentes com aparecimento de novas jogadoras e é processo normal de todas as seleções.»
Roberto Martínez marcou presença na conferência de imprensa e Francisco Neto, comentou a presença do selecionador: «Mostra aquilo que é a FPF, não é a primeira vez, o mister acompanha-nos de perto, vê os nossos jogos, já discutimos, tem esta abertura. Isto é uma casa de partilha.» O selecionador continuou: «O mister (Roberto Martinez) na Bélgica tinha este cuidado, também tenho que ser justo, é com todos os selecionadores, inclusive com Jorge Braz [selecionador de futsal]. Trocamos opiniões de algumas situações de jogo. Falamos sobre a preparação de um mundial, mais até extrafutebol.»