«FPF nunca foi citada pelo Fisco e contrato de Fernando Santos é público»

FPF «FPF nunca foi citada pelo Fisco e contrato de Fernando Santos é público»

NACIONAL10.05.202316:24

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, garantiu esta manhã, na Assembleia da República, que o organismo que lidera «não tem nenhuma contingência fiscal» e «nunca foi citado pela Autoridade Tributária (AT) relativamente a qualquer problema fiscal que possa ter», respondendo assim às dúvidas da deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, sobre os contratos de Fernando Santos e Roberto Martínez, ex e atual selecionadores.

«O contrato do engenheiro Fernando Santos é público! Escusam de pedi-lo, porque bastaria ir para a decisão, que é pública, do CAAD [Centro de Arbitragem Administrativa], em que está transcrito o contrato de Fernando Santos, textualmente. Não é preciso pedir, porque ele é público», insistiu, antes de explicar qual a situação contratual de Roberto Martínez e como esta está ainda dependente da decisão definitiva no caso do Fisco contra Fernando Santos – a AT considera que, ao ter assinado vínculo com o ex-técnico por via indireta, através de uma empresa detida pelo mesmo, em vez de assumir a forma de contrato individual de trabalho, a FPF terá contribuído para que Santos pagasse menos impostos (pois era-lhe cobrado IRC e não IRS).

«Em terceiro lugar, gostaria de dizer que, obviamente, em função desta situação que existe, a nossa decisão, enquanto não houver uma decisão definitiva, é que o contrato com Roberto Martínez é um contrato de trabalho puro e simples, sem qualquer tipo de problema», continuou, antes de concluir: «Esta informação também já foi tornada pública, mas continuam a insistir em querer saber qual é o vínculo do Roberto Martínez. Tem um contrato como o de todos os treinadores da Federação!»