FPF assina acordo para promover futebol para maiores de 50
Modalidade será introduzida no Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, que visa prolongar a longevidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a coordenação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável (PAEAS) firmaram um acordo de cooperação para incentivar hábitos de vida saudáveis através do Walking Football.
Como resultado desta parceria, esta modalidade de futebol, destinada a pessoas com mais de 50 anos, será incorporada no conjunto de atividades do Plano, que visa prolongar a longevidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em Portugal.
O Walking Football, promovido em Portugal pela FPF em colaboração com as Associações de Futebol Distritais e Regionais, tem vindo a crescer significativamente, num país que está entre os quatro mais envelhecidos do mundo. Atualmente, conta com cerca de 1.500 atletas federados, com uma média de idades de 67 anos. Cerca de 45% dos praticantes são mulheres.
O recente protocolo entre a FPF e o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, responsável pela implementação do PAEAS, vai expandir esta modalidade por todo o país, com polos em todos os distritos.
Fernando Gomes, presidente da FPF, considera que «integrar o Walking Football no Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável representa um passo importante na nossa missão de encorajar a prática desportiva em todas as idades.»
«Este formato de futebol, adaptado para cidadãos com mais de 50 anos, não só promove a atividade física, mas também o convívio social, a inclusão e o bem-estar emocional, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da nossa população sénior», referiu, acrescentando, de seguida: «Acreditamos que o desporto é um poderoso aliado na promoção da saúde e na construção de comunidades coesas e solidárias. O Walking Football é um exemplo claro de como podemos adaptar as nossas práticas desportivas para incluir todos os cidadãos, independentemente da sua idade ou condição física.»
Já Nuno Marques, coordenador nacional do PAEAS, afirma que «o Walking Football é uma atividade que vem complementar o que existe atualmente, criando uma oferta atrativa de exercício físico para todos, com impacto físico, mental e social de grande relevância».