Fluminense e Man. City: em 1999 estavam na 3.ª divisão, agora vão ao Mundial de Clubes
Festa do Fluminense na Libertadores (Imago)

Fluminense e Man. City: em 1999 estavam na 3.ª divisão, agora vão ao Mundial de Clubes

INTERNACIONAL05.11.202317:43

As duas equipas venceram as respetivas competições continentais e podem-se encontrar na Arábia Saudita; em 1999, estiveram ao mesmo tempo no 3.º escalão do respetivo país

Ao vencer o Boca Juniors (1-2) na final da Taça Libertadores no último sábado, o Fluminense carimbou presença no Mundial de Clubes de 2023, que terá lugar entre 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. 

Já o Man. City, ao vencer a Liga dos Campeões em junho (1-0 frente ao Inter), também confirmou o bilhete para a mesma competição, onde então pode encontrar o clube carioca, algo que seria curioso já que as duas equipas apresentam alguns pontos de contacto entre si. 

Os dois clubes venceram este ano, pela primeira vez, os maiores troféus da sua história e fizeram-no depois de, em 1999, disputarem a 3.ª divisão dos respetivos países. 

O Man. City esteve apenas uma vez na League One (3.º escalão inglês), na época 1998/99, subindo através do play-off de acesso ao Championship, onde estaria por duas épocas antes de regressar à Premier League em 2002, marcando presença na competição desde então. 

Por seu lado, o Fluminense teve um pouco mais de sorte. 

O clube desceu pela primeira (e única) vez à Serie B (o 2.º escalão brasileiro) em 1997 e, após um campeonato estranhamente curto, acabou por descer de divisão à Serie C, após apenas 2 vitórias em 10 jogos disputados. 

Deste modo, em 1999, no mesmo ano em que o Man. City disputou a League One, o Fluminense foi campeão da Serie C.

Com essa conquista, o Tricolor das Laranjeiras beneficiou da remodelação da Serie A, que em 2000 se denominou de Taça João Havelange e contou com a participação de… 116 equipas. Desde então que o Flu marca presença no principal escalão brasileiro. 

As viagens do Fluminense e do Man. City até à glória que conquistaram em 2023 foram muito diferentes, mas após passarem por situações semelhantes há 24 anos, os seus caminhos podem cruzar-se pela primeira vez no Mundial de Clubes deste ano.