Filipe Gouveia é o treinador português com mais jogos na Arábia Saudita
Filipe Gouveia recebeu o prémio de melhor treinador na época passada. Foto: Facebook Filipe Gouveia

Filipe Gouveia é o treinador português com mais jogos na Arábia Saudita

O crescimento e a mediatização do futebol árabe tem sido uma constante nos últimos tempos, mas Gouveia já está naquela realidade asiática desde 2019; na época passada subiu o Al Hazm à elite saudita e venceu o prémio de melhor treinador do segundo escalão

Com a chegada de Cristiano Ronaldo à Arábia Saudita o futebol daquele país ganhou outra dimensão e, atualmente, é falado em todo o mundo. Foram vários os jogadores que trocaram a Liga portuguesa pela Premier League saudita, competição onde, de resto, também trabalham vários treinadores lusos.

A lista é composta por nomes como Luís Castro (Al Nassr), Jorge Jesus (Al Hilal) e Nuno Espírito Santo (Al Ittihad), trio que compete pela conquista do título de campeão, e ainda Pedro Emanuel (Al Khaleej), Jorge Mendonça (Al Akhdoud) e Filipe Gouveia (Al Hazm), que procuram a permanência. Gouveia já leva alguns anos por aquelas paragens e, neste momento, destaca-se por totalizar 115 jogos, sendo o treinador português com mais desafios realizados no futebol saudita.

Filipe Gouveia chegou ao futebol da Arábia Saudita em 2019 e por lá continua, com o curto interregno de um ano em que voltou a Portugal para orientar o Vilafranquense (2021/2022). Ao longo destes tempos, o treinador, de 50 anos, foi conquistando o seu espaço e o reconhecimento por parte dos sauditas, tendo, na época passada, em que subiu o Al Hazm ao principal escalão, sido eleito o melhor treinador da Liga 1 e recebendo o prémio das mãos de um dos principais responsáveis do futebol naquele país.

Na presente temporada, o Al Hazm está a ter um arranque difícil, talvez devido ao facto de ter acabado de subir de divisão e, além disso, por estar integrado numa realidade que comporta várias estrelas à escala planetária, mas a equipa liderada pelo técnico português vai tentar, já este sábado, na receção ao Al Tai, chegar à primeira vitória no campeonato (soma, até ao momento, dois empates e três derrotas) para poder embalar para uma época tranquila.

Filipe Gouveia conta, agora, com um português no plantel, caso de Tozé, médio criativo que em Portugal representou FC Porto, Estoril, Vitória de Guimarães e Moreirense, e que nas últimas quatro temporadas esteve ao serviço do Al-Nasr (Emirados Árabes Unidos). A título de curiosidade, acrescente-se, no grupo de trabalho orientado pelo técnico luso pontificam outros jogadores que já tiveram ligação ao futebol português, casos de Ola John (extremo neerlandês que passou pelo Benfica e pelo Vitória de Guimarães), Bruno Viana (defesa-central brasileiro que vestiu a camisola do SC Braga), e de Ben Traoré (médio costa-marfinense que jogou no Leixões, no Tirsense e no Fafe).