11 maio 2024, 16:50
Bis de Carole Costa para o tetracampeonato do Benfica no futebol feminino
Sporting ainda acreditou no título, mas águias sorriram no final
Águias já venceram Campeonato Feminino e Taça da Liga, segue-se a final da Taça de Portugal
O Benfica sagrou-se campeão nacional de futebol feminino este sábado ao bater o Racing Power por 2-1 e juntou assim o (tetra)campeonato à Taça da Liga, conquistada frente ao Sporting. No final da partida, jogadoras e treinadora do clube encarnado estavam naturalmente satisfeitas com a conquista enquanto festejavam no Seixal, mas já apontam à conquista da Taça de Portugal, que vai ser jogada dia 19 frente (novamente) ao Racing Power, para chegar ao pleno de títulos nacionais esta época.
O que gostaria de dizer após a conquista do tetracampeonato: «Agora temos de pensar na Taça de Portugal. É sempre assim, pensamos sempre no próximo. Foi uma época dura, hoje não foi um jogo bem jogado, mas elas [as jogadoras] mostraram que têm mentalidade de campeãs.»
A final é frente ao Racing outra vez, o que faz com que seja tao difícil jogar contra esta equipa: «É uma equipa que não comete erros e não arrisca, não sai a jogar, não sobe muito as linhas, mas é muito forte nas bolas paradas e no jogo direto. Sabíamos disso e tentámos ao máximo não cometer erros. É sempre difícil vencer uma equipa que não quer jogar e quer impedir o adversário de jogar. Ainda assim, fomos muito competentes na primeira parte, no segundo tempo os nervos e a emoção toldaram-nos muito, principalmente pelo golo anulado.»
11 maio 2024, 16:50
Sporting ainda acreditou no título, mas águias sorriram no final
31 jogadoras tetracampeãs que fazem parte desta história e da formação. Títulos nos sub-17, sub-19 e na equipa B, o que é que isto diz sobre as jovens da formação e sobre o futuro do Benfica: «É sinal de que não construímos a casa pelo telhado, fizemos as coisas como deve ser, e neste momento estamos a ter frutos da nossa formação. Mais cedo ou mais tarde vamos ter mais Kikas, Farias, Seiças, Laras porque elas têm qualidade, a formação tem qualidade e em breve, esperem, porque vão fazer diferença na equipa A.»
Sonhava que ia chegar a este patamar quando saiu do SC Braga: «Sabia que queria chegar a um patamar mais alto, mas nunca pensei em quantos títulos ia ganhar. Saí para o clube certo, Benfica, maior clube de Portugal, que me tem proporcionado as maiores alegrias da minha carreira. Quatro campeonatos, muitas Taças da Liga, falta-me a Taça de Portugal, o clube já tem uma. Queremos fazer o pleno.»
Qual é o segredo para tantas conquistas: «É uma pergunta muito importante porque é difícil manter sempre a atitude e performance e ganhar muitos títulos, mas trabalhamos para isto, para estar no máximo todos os dias. Domingo temos mais uma final e agora é aproveitar para festejar e depois vamos ganhar a Taça de Portugal para fazer o pleno em Portugal.»
Está no projeto desde o início: «É gratificante estar desde o início do projeto, sabia que era um projeto ganhador e todos os campeonatos e títulos do Benfica têm um sabor especial, este não foge a regra. Custou e na verdade soube melhor.»
Domingo final da Taça, o que gostaria de dizer sobre o pleno que podem fazer: «Vamos aproveitar para festejar porque merecemos, lutámos muito por este título, queremos festejar e sabemos que depois temos de estar na nossa maior força para bater outra vez o Racing, que é uma grande equipa como mostrou hoje aqui, e só o melhor Benfica vai conseguir fazer o pleno. É uma taça que muitos não têm, que falta ao Benfica há muitos anos e queremos trazê-la para o museu.»
O que sente ao ganhar o campeonato: «É sempre bom ganhar pelo Benfica. É um orgulho o que o Benfica tem vindo a fazer, o que esta equipa tem crescido e isto notou-se este ano na Liga dos Campeões. O trabalho está a ser feito, é um sentimento de orgulho e é sempre bom ganhar e conquistar coisas pelo Benfica.»
Taça de Portugal frente ao Racing Power: «Domingo é mais uma [final]. Entramos sempre para ganhar, finais são para ganhar e vamos estar lá para isso.»